Connect with us

Coletivo de mulheres inaugura árvore de crochê em gratidão ao trabalho feito em Petrópolis neste ano

Petrópolis do bem

Coletivo de mulheres inaugura árvore de crochê em gratidão ao trabalho feito em Petrópolis neste ano

Desde 2018, o grupo se juntou para produzir peças de frio para a população vulnerável da cidade com quadradinhos de crochê. Desde então, milhares de pessoas já foram ajudadas e aquecidas através das ‘Crochemigas’

Popular desde a fundação das Crochemigas há quatro anos, a árvore de Natal desse coletivo de mulheres de Petrópolis foi montada na última quinta-feira (24), dia de Ação de Graças,em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara. A iniciativa é uma forma das integrantes agradecerem pelo sucesso do projeto e por todo o apoio dado pela população às ações realizadas durante o ano.

Foto: Arquivo pessoal Marcia Coelho

E para quem não lembra, o coletivo Crochemigas é formado por um grupo de mulheres que se uniram para fazer quadradinhos de crochê e, juntas, elas formam mantas e peças de frio para aquecer a população mais vulnerável de Petrópolis.

“É um agradecimento a tudo que a gente consegue doar ao longo do ano, é nossa forma de dizer muito obrigada e que somos gratas. Queremos levar muita cor, amor e calor para quem precisa, sempre”, conta Márcia Coelho Neto, uma das integrantes do coletivo.

A árvore de lã agora também vai contar com holofotes para iluminação, instaladas pela prefeitura de Petrópolis.

O grupo

Fundado em 2018, o grupo Crochemigas começou como um passatempo entre as participantes. Desde então, a iniciativa se tornou uma das mais conceituadas de Petrópolis, sempre ajudando quem precisa na cidade, principalmente nas épocas mais frias do ano. Com pouco mais de 50 integrantes, o projeto já ajudou vários lares e instituições necessitadas do município, por meio de doações de todas as partes do país.

Durante a pandemia, por exemplo, mais de 870 peças foram produzidas entre gorros, cachecóis, mantas, bonecas e enxovais de bebê.

Até novembro, elas doaram quase 90 mantas, 76 cachecóis, 217 gorros, 29 sapatinhos de lã, e mais de 250 peças para bebês como mantinhas, sapatinhos e peças de vestuário, além de brinquedos, bonecas, pelúcias e fraldas.

Foto: Divulgação

“Levamos as doações a asilos, projetos sociais e algumas usamos pra fazer rifa, e ajudar a causa animal. A arrecadação da última rifa ajudou a pagar as vacinas de setembro da Dog’s Heaven”, conta Márcia.

Formas de ajudar e participar

Responsável por levar cor, calor e aconchego a quem precise, o projeto já confeccionou mais de três mil peças para doação no município. As Crochemigas arrecadam lã, quadradinhos de crochê, gorros e cachecóis. Para ajudar, basta levar as contribuições até a Rua 16 de Março, número 50.

O grupo também reforça que não é necessário muito para ajudar, basta fazer seu quadradinho de crochê ou tricô 20×20 cm (com oito carreiras) e doar na sede das Crochemigas. O projeto também promove, de maneira recorrente, um encontro gratuito e aberto ao público para fazer as peças. Nessas reuniões, além das conversas, as componentes ainda ensinam os interessados esse trabalho manual.

Fotos: Henry Kappaun

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir