Connect with us

Doadores serão homenageados no Banco de Sangue Santa Teresa nesta sexta

Petrópolis do bem

Doadores serão homenageados no Banco de Sangue Santa Teresa nesta sexta

No dia 25, Dia Nacional do Doador de Sangue, a partir das 10h, haverá uma apresentação especial do jovem grupo musical Dó Ré Mi, para recepcionar os doadores

Comemorado em todo o país e também no GSH Banco de Sangue Santa Teresa nessa sexta-feira, 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue, além de homenagear os heróis anônimos que se dispõem a salvar vidas, é um alerta para que mais pessoas se tornem doadoras, pois o sangue é a única fonte de reposição de células sanguíneas para milhares de pacientes internados, que seguem em tratamentos.

E, para celebrar a data, o GSH Banco de Sangue Santa Teresa lançou a nova edição da campanha “Novembro Vem Doar”, apresentando o mote “Um sentimento que nos une”. No dia 25, a partir das 10h, haverá uma apresentação especial do jovem grupo musical Dó Ré Mi, para recepcionar os doadores.

Foto: Divulgação/PMP

Objetivos

O objetivo deste ano, além de sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, é também uma forma de homenagear os doadores que estão sempre se disponibilizando generosamente em favor do próximo. Até 27 de novembro, os doadores são convidados a participar deste mês de homenagem ajudando o próximo e, durante o período de vigência, receberão um mimo alusivo à campanha.

Dia Nacional do Doador

O Dia Nacional do Doador foi instaurado em 30 de junho de 1964 pelo decreto 53.988, promulgado pelo presidente Castello Branco. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8 dos brasileiros doam sangue regularmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual recomendado é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário que pode salvar até quatro vidas.

A data coincide com a temporada de maior necessidade de estímulo às doações, já que há uma queda acentuada no número de doadores com as festas de fim de ano, férias e feriados prolongados, o que reflete imediatamente nos atendimentos, pois existem componentes sanguíneos que duram apenas cinco dias, como é o caso das plaquetas.

O enfermeiro Carlos Eduardo Gomes Carneiro doa sangue quatro vezes ao ano e sabe que esse ato voluntário pode ajudar a salvar muitas vidas. “Em uma das muitas conversas que já tive com pacientes, uma delas me marcou, pois ele me perguntou se eu era doador de sangue, respondi que já tinha doado uma vez, ao que ele disse: ‘você só doou porque um parente seu precisou’.

Quando escutei isso, tive uma sensação esquisita, pois ele tinha razão. Esse paciente acabou me provocando uma reflexão e, no dia seguinte, compareci ao banco de sangue para doar. Desde então, me tornei doador assíduo. Cultivar o hábito de fazer o bem é essencial, proporciona benefícios não só para a pessoa que recebe, pois, na verdade quem mais ganha, somos nós”, diz.

Normas para a doação

De acordo com as normas do Ministério da Saúde, as mulheres podem doar sangue até 3 vezes por ano, observando um intervalo de 3 meses entre cada doação. Já os homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalo de 60 dias entre as doações.

Eliane Custódio, profissional do setor de captação do Banco de Sangue, ressalta a importância de homenagear os doadores, assim como a expectativa de que a campanha mobilize mais pessoas para que se tornem doadoras frequentes.

“Esse é um momento muito especial em que agradecemos a todas as pessoas que dedicam uma parte do seu tempo para virem até o Banco de Sangue doar ‘vida’ e esperança para quem está enfermo e precisa do componente sanguíneo para se restabelecer”, afirma.

Importância da doação

A doação de sangue proporciona chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões, entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes — 1 a cada 10 pacientes internados necessita de transfusões.

A instituição funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen, ao lado do Banco Bradesco. Para facilitar o acesso, a unidade disponibiliza transporte gratuito para grupos de 4 ou 15 pessoas. O transporte deve ser acionado pelo WhatsApp: (24) 99269-4355.

Requisitos básicos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação; ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
  • Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
  • Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
  • Pesar no mínimo 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum desde que evite alimentos gordurosos;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas;
  • Não ter tido Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 10 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;
  • Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).

Consulte a equipe do Banco de Sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o Coronavírus:

  • Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos;
  • Pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da coleta do exame;
  • Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de Covid-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento;
  • Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

Pra anotar aí:

GSH Banco de Sangue Santa Teresa

Novo endereço: Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen

Telefones: (24) 2245-2324 | WhatsApp: (24) 99269-4355

Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados. Estacionamento gratuito no Shopping Center Badia, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1375, Bingen.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir