Connect with us

Pesquisa aponta que mais de 1.600 animais abandonados em Petrópolis estão sob tutela de protetores

Cidade

Pesquisa aponta que mais de 1.600 animais abandonados em Petrópolis estão sob tutela de protetores

Trabalho feito por voluntários da cidade revela a superlotação e a urgência de medidas públicas efetivas para a causa animal

Uma pesquisa realizada com 58 protetores de animais de Petrópolis apontou a existência de mais de 1.600 gatos e cachorros sob tutela de ONGs e defensores individuais. Simone Amorim, sócia da confeitaria Doces Húngaros e voluntária da Dog’s Heaven, foi a organizadora do estudo e afirma que o número é ainda muito maior, visto que nem todos os protetores da cidade participaram da consulta.

Fotos: Divulgação

A sondagem teve como objetivo identificar e quantificar esses benfeitores e também entender a situação de abandono de cães e gatos na cidade, que aumentou após a tragédia de fevereiro deste ano. Além desses animais em guarda dos protetores, outros 275 cães e 344 gatos de rua são alimentados pelos mesmos. A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Castração

O levantamento apontou que, dos 1.608 animais, menos da metade são castrados, apenas 707. Ainda assim, essas castrações evitaram uma considerável superlotação na cidade, visto que cada casal de cachorros que não passou pelo procedimento pode gerar até 12 filhotes por ano.

Foto Divulgação

“Ainda há muita gente que vive com a ideia ultrapassada de que se a cadela não der cria uma vez ela fica doente. Mas ao deixar procriar, você terá no mínimo mais uns cinco cachorros para tratar com dignidade, é surreal. Se tem uma coisa que acaba com meu dia e de muitos é saber que um ser tão amoroso sofre por conta da irresponsabilidade humana”, comenta Simone.

Falta de apoio

Uma resposta unânime para todos os 58 protetores foi a falta de ajuda do poder público, o que dificulta a realização de mais castrações. “O governo do Estado tem o projeto do CastraMóvel e o RJPet que ajudam muito. Mas a nossa prefeitura tem que melhorar as condições de trabalho da COBEA. Educação e castração são fundamentais, inserindo o tema nas escolas e fazendo um trabalho de conscientização nos bairros e comunidades”, finaliza.

Simone Amorim/Foto: Arquivo Pessoal

Adote

O total de 1.608 animais corresponde a cães e gatos que estão, no momento, em um lar temporário ou em abrigos, e recebem os cuidados essenciais: alimento, vacinas, vermífugo e cuidados médicos. Sendo que a maioria está à espera de um lar definitivo. Para conhecê-los, confira nossa matéria: 5 instituições de adoção de animais para encontrar seu cãopanheiro em Petrópolis

Fotos: @estudio.viralata

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir