Connect with us

Especialistas da Unifase explicam como especializações garantem vaga com melhores salários no mercado da saúde

Educação

Especialistas da Unifase explicam como especializações garantem vaga com melhores salários no mercado da saúde

Universidade de Petrópolis tem 15 vagas para os cursos de especialização e 16 programas de residência

Não é nenhuma novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, na área da saúde, não é diferente. No entanto, com o déficit de profissionais especialistas para atuarem não apenas nos hospitais, mas também em clínicas e nos centros de tratamento, concursos de residência são uma alternativa para os médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas se especializarem, ganhando destaque na área em que desejam atuar, com cargos que oferecem melhores salários no mercado.

Foto: Divulgação

“Aqui no Brasil, país com dimensões continentais, nós contamos com o SUS que é uma grande escola de formação médica, por sempre trazer casos complexos e mais prevalentes, além de permitir o cuidado com a população mais necessitada. O Sistema Único de Saúde se encontra em toda a vida da população brasileira, desde o nascimento, o calendário vacinal, vigilância sanitária, medicações, passando pelas campanhas de prevenção e de cuidado com a população”, explica o professor e médico Miguel Koury, coordenador da COREME da UNIFASE/FMP.

Unifase tem 16 programas de residência

No cenário que demanda por especialização médica, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) atua como escola de formação, oferecendo ensino de excelência e ampla estrutura para a realização das atividades práticas, oferecendo 16 Programas de Residência Médica que têm convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis (SMS), com o Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (SEHAC) e vagas nos Programas do Hospital Santa Teresa/Associação Congregação de Santa Catarina (HST).

Foto: Divulgação

Especialidades

A Residência Médica da FMP engloba as seguintes especialidades: Anestesiologia (4); Cirurgia Geral (2); Clínica Médica (6); Obstetrícia e Ginecologia (4); Medicina de Família e Comunidade (12); Medicina Intensiva (2); Pediatria (5); Radiologia e Diagnóstico por Imagem (3); Neonatologia (2); Endoscopia (2); Radiologia e Diagnóstico por Imagem – Ano adicional R4 (3) e Urologia (1).

O concurso também oferece vagas para atuação no Hospital Santa Teresa, nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral (2); Ortopedia e Traumatologia (4); Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2) e Cardiologia (2).

*Números correspondem as vagas disponíveis para especialização

Foto: Divulgação

“A possibilidade de realizar a especialização médica no maior hospital público da região, que vem aumentando seu nível de complexidade, além das unidades do município, com profissionais de excelência, os residentes contam com todo o suporte acadêmico dos professores e da estrutura de excelência da UNIFASE/FMP. Essa é uma oportunidade para quem busca se especializar para se tornar um médico verdadeiramente comprometido com a saúde dos seus pacientes”, enfatiza o coordenador da COREME da UNIFASE/FMP.

Para quem busca especialização nas demais áreas da saúde, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE/FMP) também está com inscrições abertas para os programas de residência.

Parceria com  Secretaria de Saúde

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis e o Hospital de Ensino Alcides Carneiro (HEAC), a instituição abriu o processo seletivo para o preenchimento de vagas dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde para o ano de 2023, em R1, nas áreas de Atenção Básica, Enfermagem em Terapia Intensiva e Enfermagem Obstétrica.

“O treinamento será realizado nos serviços próprios do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, do Hospital de Ensino Alcides Carneiro e nos serviços conveniados entre a UNIFASE e a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis e outros, conforme Programa de cada área. O maior diferencial das residências, na formação a nível de especialização, é a grande vivência no cotidiano dos serviços”, destaca Thaise Gasser Gouvêa, Coordenadora da COREMU da UNIFASE/FMP.

Vagas

Para o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica estão sendo oferecidas nove vagas, sendo: Enfermagem (5), Nutrição (2), Psicologia (2). Para a Residência em Área Profissional da Saúde – Enfermagem em Terapia Intensiva (4) e Residência em Área Profissional da Saúde – Enfermagem Obstétrica (2).

“É imprescindível que os profissionais da área da saúde e usuários valorizem o SUS, um sistema de saúde que visa atender às necessidades de saúde de toda a população. Um SUS fortalecido, com financiamento adequado e profissionais capacitados, é fundamental. A atuação Multiprofissional favorece a troca de saberes e experiências, a corresponsabilização pelo cuidado e a ampliação dos cuidados em saúde”, finaliza a Coordenadora da COREMU da UNIFASE/FMP.

Nos editais, que estão disponíveis no site da Unifase, é possível conferir todas as normas, bolsas e requisitos. As inscrições devem ser realizadas até o dia 04 de dezembro deste ano.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir