Connect with us

Comitê Científico determina retorno das máscaras em ambientes escolares e transporte público em Petrópolis

Saúde

Comitê Científico determina retorno das máscaras em ambientes escolares e transporte público em Petrópolis

Casos de covid até metade de novembro já são maiores do que os registrados em todo o mês de setembro na cidade

O Comitê Científico determinou o retorno do uso de máscaras em ambientes escolares e no transporte público e escolar devido ao aumento de casos de covid-19, durante reunião realizada nesta quinta-feira (17), na Fiocruz. A determinação se baseou nos quadros epidemiológicos do município e no crescimento do número de casos relacionados a síndromes respiratórias agudas graves.

Foto: Getty Images via BBC

O uso do EPI por pessoas com síndromes gripais, imunossuprimidas ou com comorbidades continua obrigatório, assim como em ambientes hospitalares, clínicos, ambulatoriais e laboratoriais e se aplica a funcionários, pacientes e acompanhantes. A recomendação, no entanto, é de utilização das máscaras em qualquer ambiente fechado.

“Porém, além de seguir os outros protocolos como uso de álcool em gel, a principal recomendação para garantir a proteção de todos é a vacina. Neste momento, temos 18 pessoas internadas, três delas em leitos de UTI. Porém, a maioria desses pacientes está com o esquema vacinal incompleto”, frisa o prefeito Rubens Bomtempo.

Vacinação

Além de monitorar o andamento dos casos na cidade, a Prefeitura está acompanhando a evolução da doença em outros países e já percebeu que, ao contrário de cepas anteriores, esta afeta inclusive as crianças.

“Por isso pais e responsáveis devem procurar os postos e atualizar o ciclo vacinal das crianças. A previsão é de recebermos 410 doses da Pfizer Baby, destinada a bebês de seis anos a menores de três anos com comorbidades ainda nesta sexta-feira (18)”, complementa Rubens Bomtempo.

Foto: Marcos de Paula Prefeitura do Rio

“O cenário epidemiológico atual exige medidas eficazes para garantir que os números de contaminação voltem a cair. Estamos acompanhando a situação e uma nova avaliação será feita”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, acrescentando que a vacina é a principal forma de prevenção. “O esquema vacinal precisa estar completo, com as quatro doses, para garantir a imunização”, frisou. O decreto com os novos protocolos contra a covid-19 será publicado no Diário Oficial (D.O.).

Aumento de casos e baixa cobertura vacinal

De acordo com o Painel de Monitoramento da Covid-19, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os casos em novembro, até o dia 17, já são maiores que os números totais registrados em setembro. Até o momento, neste mês, já foram 292 pessoas com a doença na cidade.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em contrapartida ao aumento de casos, a cobertura vacinal continua baixa no município. Apenas cerca de 65% do público-alvo se imunizou com as três doses da vacina. Para a quarta dose essa porcentagem é ainda menor, somente 31%.

Comparando com outros municípios, segundo o infectologista e presidente do Comitê Cientifico Marcus Liserre, a cobertura vacinal em Petrópolis é considerada boa, mas a adesão da população é essencial. “Não temos visto a forma grave da doença em pessoas vacinadas, por isso a importância da vacinação e ter o esquema vacinal completo. Este ano levamos a vacina para as escolas e as equipes da secretaria participaram de várias ações para aumentar a cobertura vacinal da população”, ressaltou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

Foto: Freepik

Postos com a vacina contra a Covid-19

A vacinação continua acontecendo em diversos postos da cidade, são eles:

– Centro de Saúde Coletiva (adulto e pediátrico)

Segunda e quarta-feira – 8h30 às 19h30

Terça, quinta e sexta-feira – 8h30 às 16h30

– Centro de Saúde doItamarati (adulto e pediátrico)

Quarta e sexta-feira – 8h30 às 19h30

Segunda, terça e quinta-feira – 8h30 às 16h30

– UBS Itaipava e UBS Quitandinha (adulto e pediátrico)

Segunda, quarta e sexta-feira – 8h30 às 16h30

Terça e quinta-feira – 8h30 às 19h30

– PSF Posse e PSF Menino Jesus de Praga (adulto e pediátrico)

Segunda a sexta-feira – 8h às 16h

– UBS Morin (adulto)

Segunda a sexta-feira – 8h30 às 16h30

Foto: Divulgação

Plantão de vacinação no sábado

Neste sábado (19), a UBS Quitandinha aplicará as doses da vacina contra a Covid-19, das 8h30 às 16h30. Já no dia 26, o plantão será no Centro de Saúde do Itamarati, no mesmo horário.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir