Connect with us

Fechado desde 2020, Palácio Rio Negro abre as portas nesta terça para visitação à Sala do Café

Cultura

Fechado desde 2020, Palácio Rio Negro abre as portas nesta terça para visitação à Sala do Café

Iniciativa busca aproximar o público do processo de restauro que acontece na referida sala

Desde que foi anunciado, o restauro da Sala do Café tem despertado a curiosidade dos petropolitanos e turistas. Ponto de partida para a descoberta de pinturas originais do século XIX, o trabalho chegou a ser aberto para visitação gratuita durante dois fins de semana de setembro e outubro. Na ocasião, foram mais de 400 visitantes registrados. Nesta terça (15), feriado da Proclamação da República, a sala volta a estar de portas abertas ao público das 10 às 17 horas.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Divulgação

Oportunidade para revisitar o histórico casarão que permanece fechado desde março de 2020 para intervenções – período em que foi decretada a pandemia – a abertura da Sala do Café também possibilita ao público conhecer as etapas de preservação do patrimônio histórico e material da cidade. “Percebi o interesse dos visitantes em participar e conhecer uma obra de restauro”, relata Luciana Lopes, especialista em Conservação e Restauro atuante no projeto.

Fotos: Carolina Freitas/Petrópolis Sob Lentes

Segundo Luciana, iniciativas como essa, que aproximam o público da equipe de execução do projeto, contribuem para o “desenvolvimento da sensação de pertencimento e apropriação do museu como lugar de pluralidade e convivência”. A Imperial Cia. de Restauro, equipe responsável pelo restauro da Sala do Café, tem intenções, ainda, de voltar a abrir a sala para visitação gratuita da população no começo de dezembro.

Detalhes sobre o trabalho conduzido pela Imperial Cia. de Restauro podem ser obtidos pelo perfil @imperialciaderestauro. O Palácio Rio Negro, por sua vez, está localizado na Avenida Koeler, 255 – Centro.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir