Connect with us

Conheça a história do prédio sede dos Correios em Petrópolis, que completa 100 anos este mês

História

Conheça a história do prédio sede dos Correios em Petrópolis, que completa 100 anos este mês

Imóvel está sendo preparado para alienação e deve deixar de pertencer à instituição em breve

Neste dia 12 de novembro, o prédio sede dos Correios em Petrópolis, localizado na Rua do Imperador, completa 100 anos. Mesmo com a falta de manutenção, é possível perceber a beleza do monumento, tanto na fachada, quanto no interior, com salões interligados e ornamentados por vitrais.

Fotos: @manutencaopetropolis

Apesar da construção do edifício ter se dado somente em 1922, no início da era republicana, a história dos Correios em Petrópolis data de muito antes. Uma das mais antigas do país, a primeira agência na cidade foi criada em 1848, por meio de um decreto de Dom Pedro II.

Fotos: Museu Imperial/Ibram/MinC e Bruno Avellar (2018)

História da sede

De acordo com o livro “Os Correios de Petrópolis – Um passeio pela História”, de Vera Maria Muller Taulois, em 1921, a Princesa Isabel cedeu uma parte dos jardins do Palácio Grão-Pará para a construção do atual prédio. Este foi um de seus últimos feitos antes de seu falecimento naquele mesmo ano. Conforme consta, a única solicitação feita pela princesa foi que o busto de seu pai, Dom Pedro II, permanecesse à entrada da agência.

Fotos: @pedro_vazper

O historiador petropolitano Joaquim Eloy acrescenta que o imóvel foi pensado, justamente, para servir de sede dos Correios em Petrópolis e foi construído como parte das comemorações do centenário da independência do Brasil. “Outra agência dos Correios que se baseou na mesma inspiração arquitetônica foi a de Niterói. São até bem parecidos, prédios comemorativos do centenário da independência”.

O futuro do edifício

Em 2012, como comemoração dos 90 anos do monumento, foi inaugurada uma sala de memória, Na ocasião, também foi realizada uma festa, em forma de baile, e o lançamento de um selo personalizado. Já em 2022, o que se vê é o abandono e a perspectiva de que o prédio deixe de pertencer aos Correios em breve.

Foto: @petropolisreal

Segundo a instituição, o imóvel tombado definitivamente em dezembro de 1998 pelo Inepac, está sendo preparado para alienação. Mais informações sobre o edital serão divulgadas oportunamente.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir