Connect with us

Jovem petropolitana vítima de acidente pode ter salvo até oito vidas com doação de órgãos

Cidade

Jovem petropolitana vítima de acidente pode ter salvo até oito vidas com doação de órgãos

Luisa Camilo Ferreira perdeu a vida aos 15 anos. Após o ocorrido, seu pai criou a Fundação Luísa para falar sobre doação de órgãos e segurança no trânsito

Em novembro de 2020, há exatos dois anos, a petropolitana Luísa Camilo Ferreira perdia a vida precocemente aos 15 anos. A jovem sonhava em ser médica e, 15 dias antes do ocorrido, havia manifestado a vontade de ser doadora de órgãos para a família. Vítima de morte cerebral, ela doou pele, rim, fígado, pâncreas, coração, pulmão e córnea. O pai, José Ricardo Ferreira, estima que oito vidas tenham sido salvas por ela diretamente.

“Isso sem contar as salvas indiretamente, como os familiares e amigos dessas pessoas que foram livradas de diversos problemas que poderiam ter sido desencadeados pelo luto”, comenta.

Foto: Arquivo Pessoal

Fundação Luísa

Sobrevivente do acidente de trânsito que levou a filha e a esposa Marlucia, José transformou o luto em um novo propósito e deu início a Fundação Luísa, que visa conscientizar sobre a segurança no trânsito e a doação de órgãos.

Por meio do perfil do Instagran @fundacaoluisa, José esclarece dúvidas sobre a doação de órgãos no Brasil e alerta para os perigos do trânsito e a importância dos cuidados ao volante. Além disto, também são realizadas lives em parceria com profissionais da área e pessoas com vivências semelhantes às passadas por ele.

Foto: Arquivo Pessoal

“No Brasil, mesmo que você queira ser um doador, quem responde e autoriza é a família. Você pode ir no cartório, registrar, fazer um testamento, não importa. Se a família disser não, a doação não pode ser feita. Por isso é muito importante conversar com a família sobre essa vontade”, aponta.

Apesar da saudade crônica, a missão de conscientização foi a forma que José e a família encontraram para honrar a memória de Luisa e Marlucia.

Foto: Arquivo Pessoal

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir