Connect with us

Faculdade de Medicina de Petrópolis celebra 55 anos de história

Saúde

Faculdade de Medicina de Petrópolis celebra 55 anos de história

Mais de 5 mil médicos foram diplomados na UNIFASE/FMP

Referência na formação de médicos no país, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está em festa. No marco dos seus 55 anos de história, a instituição também celebra o jubileu de ouro de sua primeira turma formada.

As atividades na FMP tiveram início no dia 31 de outubro de 1967. Desde então, a faculdade se consolidou no mercado como uma instituição de ensino superior que é referência de qualidade, reconhecida nacional e internacionalmente. 

Foto: Divulgação

“Nenhuma organização se mantém por tanto tempo se seus fundamentos não forem sólidos. A UNIFASE/FMP tem uma história de lutas, travadas por aguerridos homens e mulheres, que não mediram esforços para construí-la, pautados nos valores mais caros à humanidade, na retidão e na integridade. Nesses 55 anos, evoluímos muito. Vamos sempre redobrar o trabalho e a dedicação para escrever uma nova era”, destaca Dra. Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora geral da UNIFASE/FMP.

Jubileu de ouro

A Faculdade de Medicina de Petrópolis faz parte da história de mais de 5 mil médicos que foram diplomados na instituição e atuam em diferentes regiões do Brasil e em outros países. Celebrando os 50 anos de formatura, médicos da primeira turma formada na instituição compareceram ao campus universitário para celebrarem a data.

“Continuar exercendo a medicina ao longo desses anos é uma satisfação, pois ver o sorriso no rosto dos meus pacientes ao terem mais qualidade de vida, é algo muito importante para mim. A FMP me ofereceu uma oportunidade sem igual de formação. Na época, se eu não tivesse vindo estudar aqui, eu simplesmente não seria médico, por conta de todo o cenário político do período. A nossa primeira turma tinha pessoas de todos os lugares do Brasil, o que dificultou o nosso reencontro ao longo dos anos, mas ficaram as boas lembranças, o nosso carinho e a missão enquanto médicos”, comenta Sérgio Rosenfeld, médico reumatologista formado na primeira turma da FMP.

Saúde pública

Comprometida com a qualidade dos atendimentos em saúde oferecidos em Petrópolis e fortemente vinculada ao Sistema Único de Saúde, a FMP também realiza vultosos investimentos na saúde pública, ofertando diversas especialidades médicas e multiprofissionais nas quatro Unidades de Saúde da Família administradas pela instituição de ensino, no Departamento de Doenças Infecto Parasitárias (DIP) e no Ambulatório-Escola, além de obras de infraestrutura e de melhorias no Hospital de Ensino Alcides Carneiro.

Foto: Divulgação

Apenas na área de atendimento às gestantes e recém-nascidos, a Faculdade de Medicina de Petrópolis participou ativamente das obras de reestruturação, com a criação de 20 leitos na Maternidade e de 15 leitos na Pediatria, somados aos já criados no Centro Obstétrico. Além disso, outra grande conquista foi a instalação do Banco de Leite Humano na unidade hospitalar.

“Ao investirmos no Hospital de Ensino, há mais de 40 anos, ressaltamos o nosso compromisso com a rede pública de saúde do município. Este hospital geral, que atende toda a população de Petrópolis e do seu entorno, é referência para diversos serviços. Nesta unidade Hospitalar, a Faculdade de Medicina e os demais cursos da UNIFASE formam profissionais de saúde que devem entender profundamente o funcionamento do SUS e terem a oportunidade de exercitar o seu aprendizado com ampla liberdade”, salienta a diretora geral da UNIFASE/FMP.

Investimentos

Baseada nos preceitos de compromisso com a comunidade e na formação integral do aluno, a FMP também abriga e oferece diversas atividades, tanto de educação e saúde, quanto de cultura e entretenimento à comunidade. Sempre atenta às novidades na área da saúde e da educação, a FMP destaca os constantes investimentos na implantação de novas tecnologias, como o telematriciamento, a teleinterconsulta e a teleconsulta.

Foto Divulgação

“Os investimentos realizados pela instituição sempre visam a capacitação e a formação de excelência dos profissionais da área da saúde que serão inseridos no mercado de trabalho, pois priorizamos que o conhecimento adquirido em nossa instituição seja o alicerce necessário para que exerçam a profissão de forma nobre e ética, no Brasil e no exterior. O nosso compromisso com as causas sociais, com o bem-estar da população e com a ciência, nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo”, frisa Dr. Paulo Cesar Guimarães, Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

Serviços

A FMP também conta com diversos programas de Residência Médica, Residência em Enfermagem e Residência Multiprofissional. Em relação aos atendimentos oferecidos no Ambulatório-Escola, a população conta com todas as especialidades médicas e de atenção à saúde: pediatria, cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia (adulto e infantil), enfermagem, gastroenterologia (adulto e infantil), ginecologia, neurologia pediátrica, nutrição, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, urologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, alergia pediátrica, uroginecologia e ambulatório pós-COVID), que são oferecidas através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Divulgação

Os serviços oferecidos no SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) estão disponíveis tanto para demandas públicas, através de convênio com o SUS, quanto para demandas privadas, atendidas a preços populares. Apenas as especialidades de DTM e Odontopediatria, os serviços de odontologia e radiologia odontológica são realizados a preços populares. Mais informações pelo telefone: (24) 2235-2224.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir