Connect with us

Pesquisa da UNIFASE alerta para o aumento de casos de leptospirose em Petrópolis

Saúde

Pesquisa da UNIFASE alerta para o aumento de casos de leptospirose em Petrópolis

Estudo foi apresentado durante a 28ª Semana Científica da UNIFASE

Um artigo científico elaborado por alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis, durante a disciplina de Saúde e Sociedade III com atividades no Laboratório de Informática, apresentou dados importantes em relação à leptospirose, fazendo um comparativo entre a cidade do Rio de Janeiro e Petrópolis.

Foi observado um aumento expressivo das internações pela doença em Petrópolis este ano, após as fortes chuvas com diversas inundações que acometeram a cidade, sendo registradas até junho, dez vezes mais hospitalizações do que no ano de 2021.

Foto: Divulgação

A leptospirose é uma doença infecciosa, transmitida através da bactéria leptospira pelo contato, especialmente, com a urina de ratos, muitas vezes presente em água e alimentos contaminados.

O trabalho

O trabalho destaca a prevalência de leptospirose nos municípios, no período de 2018 a 2020, e a prevalência das internações em decorrência da doença, de janeiro de 2018 até junho de 2022, além de refletir sobre os fatores associados à enfermidade e exibir formas de prevenção.

“O tema sobre análise de casos de leptospirose em Petrópolis foi inicialmente pensado após a catastrófica chuva que assolou o município no início do ano, levando em consideração a correlação de tragédias ambientais com o aumento de ocorrências da enfermidade na região acometida”, explica José Luiz Mendes Erthal Alves, aluno da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) integrante do grupo de trabalho sobre leptospirose.

O grupo de estudantes de Medicina utilizou dados do SINAN (Sistema de Informações de Agravo e Notificações) sobre a prevalência de leptospirose, durante os anos de 2018 a 2020, nos municípios de Petrópolis e do Rio de Janeiro, além de dados do SIH (Sistema de Informações Hospitalares), sobre as internações pela doença em ambos os municípios, no período de janeiro de 2018 até junho de 2022. Os resultados indicaram maior prevalência da enfermidade na Cidade Imperial.

Aumento de casos

Petrópolis teve 21 internações pela doença até junho de 2022, sendo esses números absolutos equivalentes aos da cidade do Rio de Janeiro no mesmo período, que apresenta cerca de 20 vezes a população petropolitana.

“É importante salientar que os desastres naturais como inundações e deslizamentos, juntamente com a vulnerabilidade social e as más condições sanitárias, potencializam a ocorrência de doenças. Diante disso, a transmissibilidade da leptospirose não está só relacionada aos fatores ambientais, mas também às questões socioeconômicas intimamente ligadas à infraestrutura das localidades”, destaca Patrícia Boccolini, pesquisadora e professora da disciplina de Saúde e Sociedade III do curso de Medicina da UNIFASE/FMP.

Dados

O artigo científico foi selecionado para ser apresentado na 28ª Semana Científica da UNIFASE/FMP, que está sendo realizada esta semana no campus acadêmico da UNIFASE/FMP. Com dados atuais, o levantamento revela os impactos das grandes chuvas em Petrópolis no setor público de saúde, especialmente diante de quadros graves de leptospirose que requerem a internação dos pacientes.

Foto: Divulgação

“A nossa proposta é alertar a população sobre a doença e os sintomas que são similares aos de outras doenças, como febre alta e dor no corpo. Fiquei muito feliz e realizado com essa conquista, visto que eu, minhas colegas e a nossa professora orientadora Patrícia Boccolini nos dedicamos bastante na elaboração desse projeto e possuímos um grande carinho por ele. É o primeiro trabalho científico do nosso grupo a ser exposto e já estamos entusiasmados para os próximos”, comenta o aluno de medicina, José Luiz Mendes Erthal Alves.

Comparativo

Os dados de Leptospirose que comparam a realidade de Petrópolis com a cidade do Rio de Janeiro, municípios que sofrem com constantes episódios de enchentes, foram analisados de acordo com os indicadores de saúde, que levam em consideração a diferença no quantitativo populacional. O estudo se baseou não apenas nos casos registrados, mas também no número de internações de pacientes graves.

“Tivemos a ideia de o grupo trabalhar com dados de internações, pois os dados sobre casos registrados da doença estavam ligeiramente defasados, com informações apenas até 2020. Através dos indicadores de saúde, os dados revelam que os casos de leptospirose são maiores em Petrópolis, quando comparados com a cidade do Rio. Os dados sobre as internações são mais recentes, então a gente conseguiu analisar o possível impacto das chuvas desse início de ano em Petrópolis”, finaliza a professora Boccolini.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir