Connect with us

SOS SERRA realiza trabalhos psicológicos e de capacitação para vítimas das chuvas em Petrópolis

Petrópolis do bem

SOS SERRA realiza trabalhos psicológicos e de capacitação para vítimas das chuvas em Petrópolis

Por meio do projeto “Dar Asas”, associação procura petropolitanos que perderam os equipamentos de trabalho nas chuvas e que precisem de ajuda

A associação SOS SERRA atua em Petrópolis com diversas frentes de trabalho. Com as tragédias de fevereiro e março deste ano na cidade, foram criados projetos específicos para as vítimas das chuvas. Dois que se destacam são o Projeto Dar Asas, que recentemente passou a oferecer capacitação para os beneficiários, e o trabalho psicológico junto aos lideres comunitários, que começou no dia 16 de outubro.

Trabalho psicológico

Na data citada, a SOS SERRA convidou a equipe do Reciclando Mentes, projeto criado com o intuito de promover a saúde mental coletiva, para ministrar o workshop “Reconhecendo Recursos e Habilidades daqueles que salvam vidas em suas comunidades: um espaço de reflexão e troca entre os lideres comunitários de Petrópolis”.

Foto: Divulgação

Ao todo, 29 petropolitanos foram convidados para o debate que teve como propósito desenvolver um material que contenha as sabedorias e conhecimentos que as lideranças comunitárias da cidade vêm desenvolvendo diante das adversidades enfrentadas.

“A ideia é conversar sobre como abordar o trauma de vítimas das chuvas sem retraumatizar, como pensar sobre problemas coletivos, compartilhar ideias e, com base em tudo isso, elaborar um documento coletivo, reunindo todas essas experiências, o que vai poder ajudar muitas outras pessoas a atuar frente a futuras situações de risco,” explica Lucia Helena, psicóloga clínica, terapeuta de família, fundadora e diretora do Reciclando Mentes.

Foto: Divulgação

“Visitando comunidades e escolas, percebemos a imensa demanda por um trabalho de fortalecimento do moral das pessoas, fortalecer a população psicologicamente e ajudar a tratar o trauma provocado pelas chuva”, acrescenta Patricia Salamonde, responsável por comunicação e projetos da SOS SERRA.

Os dois primeiros grupos que trabalharão com o Reciclando Mentes será formado por estes líderes comunitários e por integrantes de escolas. A ideia do SOS SERRA é que os participantes criem capilaridade para chegar a mais pessoas.

Capacitação Dar Asas

O Projeto “Dar Asas” ajuda no recomeço da vida profissional de quem perdeu seus equipamentos de trabalho nas chuvas de fevereiro e março deste ano, por meio de doações das ferramentas necessárias. Além disso, a SOS SERRA criou uma capacitação para os beneficiários, que também começou este mês, e está em busca de potenciais beneficiados, tanto para receberem as doações, quanto para participarem da capacitação.

Foto: Divulgação

Quem pode ser beneficiado?

Para participar dessa capacitação e receber os equipamentos é necessário se candidatar através do WhatsApp da instituição: (24) 99303-8885. Cada caso é estudado criteriosamente e um comitê da associação analisa a viabilidade dos projetos de cada um dos inscritos, antes de ajudar o interessado com a compra de equipamentos e insumos para trabalho.

Foto: Divulgação

“Nós não doamos dinheiro. Sempre doamos produtos que nós compramos e entregamos aos nossos assistidos. Todos os candidatos são previamente avaliados pela associação para nos certificarmos que eles se encaixam no perfil do programa”, explica Gisela Simas, fundadora do SOS SERRA.

E para quem quer contribuir com a iniciativa por meio de doações, basta escrever um e-mail para parcerias@sosserra.org. Para saber mais sobre a associação SOS SERRA acesse:@sos_serra e www.sosserra.org

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir