Connect with us

Projeto “Dar Asas” doa equipamentos para vítimas das chuvas em Petrópolis retomarem seus trabalhos

Petrópolis do bem

Projeto “Dar Asas” doa equipamentos para vítimas das chuvas em Petrópolis retomarem seus trabalhos

Criada em julho, iniciativa faz parte da Associação SOS SERRA e já ajudou quase 10 petropolitanos

A Associação SOS SERRA iniciou, em julho deste ano, o projeto “Dar Asas”, que visa ajudar pessoas que perderam seus materiais de trabalho nas chuvas de fevereiro e março deste ano e não conseguiram reiniciar a vida profissional.

O intuito do programa, que já beneficiou quase 10 pessoas, é dar as ferramentas para que essas pessoas possam recomeçar a voar, gerando renda, ânimo e confiança no futuro. O “Dar Asas” pretende, com a ajuda dos parceiros da ONG, como o empresário Luiz Ernesto Bretz, ajudar cerca de 40 pessoas com o programa.

Foto: Divulgação

“É muito importante dar ferramentas para que as pessoas possam andar com as próprias pernas. Acreditar no potencial delas e investir em trabalho. Nada como dar sementes para que as pessoas possam plantar suas árvores e colher seus próprios frutos,” diz Patricia Salamonde, responsável pela área de projetos na SOS SERRA.

Recomeço do trabalho

Entre as pessoas ajudadas pelo Dar Asas está Marleni Aparecida, que perdeu tudo quando morava na Rua Teresa e, com o apoio do projeto, começou a fazer salgados para vender. A SOS SERRA doou uma bancada de inox, panelas e outro itens para a produção.

Foto: Divulgação

“Agora eu estou na correria, graças à SOS SERRA. Estou vendendo bem meus salgadinhos, meus empadões, vou lançar pizza brotinho, suspiros feitos de sobra de clara de ovo. Agora eu não estou mais chorando como eu estava: chorando sem parar. Agora é só trabalho”, declara.

Reconstrução em meio ao caos

O professor de muaythai Gregório, também conhecido como Kaká, é outro que perdeu todo o seu equipamento na Rua Teresa, onde uma barragem estourou próximo à sua casa. O programa Dar Asas, deu a ele luva, cinturão e caneleira para retomar as aulas.

Gregório, além de dar aulas particulares em uma academia, trabalha com projetos sociais e já ganhou uma menção honrosa da Câmara Municipal de Petrópolis pelo trabalho com mulheres que sofrem violência doméstica e aprenderam defesa social por meio do muaythai.

Foto: Divulgação

“Foi um sonho voltar a ter meu equipamento. Em meio a todo esse caos e reconstrução da vida, isso me veio como um ato divino. A única certeza que posso dar nesse mundo incerto é que fazer para os outros acaba sendo o único caminho para crescermos juntos”, comenta.

Pontapé para realizar os sonhos

A artesã Tatiana Pereira, da “Bonecando Sonhos”, fazia bonecas de pano personalizadas e perdeu todo o material de trabalho com o temporal de fevereiro. Em junho, começou a refazer o atelier com a ajuda da associação, que comprou desde agulha e linha até uma máquina de costura de overloque.

Foto: Divulgação

“Graças ao material doado eu consegui retomar o trabalho, dar o pontapé inicial na Bonecando. Eu agradeço a todas as pessoas que fazem a SOS SERRA acontecer. Por trás das pessoas que estão na linha de frente, como quem falou comigo, existem muitas pessoas do Brasil e até de fora do Brasil, que acreditam no trabalho deles e fazem esse trabalho acontecer, ajudando por meio de doações financeiras”, conta.

Quem pode ser ajudado

O programa beneficia pessoas com atuações diversas, sendo necessário apenas passar por uma avaliação prévia para que a associação se certifique que o candidato se encaixa no perfil do programa.

Outros petropolitanos que também receberam material de trabalho são o cabeleireiro Robert, que perdeu a casa, o carro e o salão de beleza onde trabalhava; o Douglas, que trabalha fazendo vídeos para o Youtube; e a Ana Maria, que faz sandálias customizadas.

“De casos diretamente ligados às perdas com as chuvas, passamos a ajudar também algumas outras pessoas que precisam de equipamentos de trabalho e que estão ligadas a projetos de assistência social na cidade, fornecendo meios para que elas possam dar aulas de esportes e de arte em comunidades”, diz Gisela Simas, fundadora da SOS SERRA.

Foto: Divulgação

“De uma maneira ou de outra, toda a cidade foi afetada pela tragédia do início do ano e precisa de novas asas para voltar a voar alto como fez no passado. Mas nós ainda priorizamos, neste momento, pessoas afetadas diretamente pelas chuvas, e também atividades que tenham um efeito positivo multiplicador na cidade”, finaliza.

Como doar

Para quem quiser contribuir com doações para o projeto “Dar Asas”, basta entrar em contato pelo, site, email parcerias@sosserra.org, redes sociais da associação @sos_serra ou telefone (24) 99303-8885.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir