Connect with us

Secretaria de Turismo entrega alimentos arrecadados com passaporte Estrada Real em Petrópolis

Petrópolis do bem

Secretaria de Turismo entrega alimentos arrecadados com passaporte Estrada Real em Petrópolis

Ação faz parte de uma parceira da Prefeitura com o Instituto Estrada Real, para entrega e carimbo dos passaportes para os viajantes que escolhem a rota do Caminho Novo, um dos 4 caminhos da Estrada Real, que passa por Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, doou 92,6 quilos de alimentos não perecíveis para a Igreja Santo Antônio, arrecadados no mês de setembro.

A ação faz parte de uma parceira da Prefeitura com o Instituto Estrada Real, para entrega e carimbo dos passaportes para os viajantes que escolhem a rota do Caminho Novo, um dos 4 caminhos da Estrada Real, que passa por Petrópolis.

Foto: Divulgação

“Nossa cidade é uma das que compõem o trecho mais recente da Estrada Real. Fazer parte deste projeto junto com o Instituto Estrada Real e ainda poder ajudar instituições da cidade é muito gratificante”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

O Centro de Informações Turísticas da Praça da Liberdade é o ponto de retirada e carimbo dos passaportes, em Petrópolis, ao longo do trajeto do Caminho Novo. O Centro Cultural Estação de Nogueira é um outro local para o viajante parar, conhecer e carimbar o documento. De janeiro a setembro deste ano, foram retirados 614 passaportes e 177 foram carimbados.

Desde o início de 2022 até agora, nove instituições de Petrópolis receberam mais de meia tonelada em alimentos arrecadados com a entrega do Passaporte da Estrada Real. “Todos os meses uma instituição recebe as doações, de acordo com a sua necessidade. Desta vez, os alimentos foram para a Igreja de Santo Antônio, no Alto da Serra, e vão compor as cestas básicas doadas para as famílias assistidas pela paróquia”, explicou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

Passaporte Estrada Real

O Instituto Estrada Real elaborou o Passaporte Estrada Real, uma recordação para os viajantes que percorrem os 4 caminhos: Novo, de 515 quilômetros, que vai de Ouro Preto, em Minas Gerais, a Porto Estrela, em Magé, passando por Petrópolis; dos Diamantes, de 395 quilômetros, de Diamantina a Ouro Preto, em Minas Gerais; do Sabarabuçu, de 160 quilômetros, que vai de Glaura a Cocais, em Minas Gerais; e o Caminho Velho, o mais longo com 710 quilômetros, de Ouro Preto, em Minas Gerais, a Paraty, no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

Ao longo da Estrada Real, existem vários pontos para carimbar a passagem do viajante pelas diversas cidades. Ao fim da jornada, é possível pedir um certificado para cada um dos 4 caminhos. Ao percorrer todos eles é possível solicitar o Certificado Digital Especial, reconhecimento máximo da Estrada Real.

O passaporte Estrada Real é gratuito e individual. É possível baixar o formato virtual por meio do Aplicativo Estrada Real, ou solicitar o passaporte físico por meio do site. É necessário preencher o cadastro, seguir o passo a passo e apresentar a confirmação do pedido, que chega por e-mail, em um dos pontos de retirada do passaporte, junto com 1 kg de alimento não perecível.

No site também é possível encontrar mais informações sobre a Estrada Real, os caminhos disponíveis com os mapas e a história de cada um deles.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir