Connect with us

Secretário recebe selo da Estrada Real e agora tem carimbo oficial para registrar passaportes turísticos

Cultura

Secretário recebe selo da Estrada Real e agora tem carimbo oficial para registrar passaportes turísticos

Selo é concedido às localidades reconhecidas como importantes historicamente para o Caminho Novo

Desde sexta-feira (3), a região de Secretário, em Petrópolis, passou a contar com o selo da Estrada Real. Agora quem visitar o bairro pode garantir, no passaporte turístico, um carimbo oficial com imagem do prédio histórico onde funciona a escola Barros Franco.

Este selo é concedido às localidades reconhecidas como importantes historicamente para o Caminho Novo. Tanto o carimbo quanto o passaporte turístico são formas das pessoas viajarem pela Estrada Real e marcarem onde estão, ganhando um certificado no final do trajeto, que tem 515 km de extensão e vai de Ouro Preto, em Minas Gerais, até o Porto Estrela, em Magé.

Secretário conquistou o 12º ponto de carimbo na estrada. O Centro Histórico de Petrópolis também tem o selo, assim como outras cidades do Rio, como Paraty, e de Minas, como Ouro Preto.

Foto: Divulgação

Sobre o processo

A luta pela conquista do selo vem desde 2019 e partiu do chef Dann Mattos, também embaixador do turismo no Rio de Janeiro. Ele diz que a maior dificuldade foi burocrática, mas que conseguiu contornar ao longo desse período mostrando a importância do selo para o desenvolvimento da região.

Foto: @julianavieira.vf e Arquivo Pessoal Dann Matos

Após conseguir a liberação, Dann conta que precisou escolher ainda um local para ser a imagem do selo e que fizesse referência à comunidade. Então, optou pelo prédio que abriga a escola Barros Franco.

“Todo mundo já estudou lá, inclusive os meus avós, que me fizeram me apaixonar por Secretário. É um ponto de referência à comunidade, trazendo uma sensação de pertencimento, além de ser um prédio histórico na Estrada Real”, comentou Dann.

Foto: Arquivo pessoal Dann Matos

E quem quiser receber o carimbo em Secretário, basta ir ao posto de gasolina do local, que fica na Estrada de Secretário, número 5850, em Pedro do Rio. Em Petrópolis, além da Praça da Liberdade, o passaporte pode ser carimbado na Pousada 14 Bis, na Rua Buenos Aires, e no Centro Cultural Estação de Nogueira, na Avenida Leopoldina, em Nogueira.

Entenda a história

A busca pelo selo começou quando Dann ganhou o Prêmio Nacional de Turismo. A premiação se deve ao desenvolvimento da rota do Passeio Histórico e Gastronômico do Chef, que passa por Secretário e revela as belezas naturais e gastronômicas do local.

Após a conquista, o chef demonstrou interesse em conseguir reconhecimento para a região, para que passasse a integrar a rota dos turistas pela Estrada Real. Com isso, ele afirma que houve o resgate da história da localidade, que tinha como pano de fundo o Caminho Novo, construído pela família real portuguesa em 1.722 para facilitar e agilizar a chegada do ouro, que vinha de Minas Gerais, aos portos do litoral brasileiro.

Além do contexto histórico, Secretário também se destaca por suas fazendas, restaurantes, hotéis e belezas naturais, sendo um verdadeiro refúgio para petropolitanos e turistas.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir