Secretaria de Turismo entrega alimentos arrecadados com passaporte Estrada Real em Petrópolis
Ação faz parte de uma parceira da Prefeitura com o Instituto Estrada Real, para entrega e carimbo dos passaportes para os viajantes que escolhem a rota do Caminho Novo, um dos 4 caminhos da Estrada Real, que passa por Petrópolis
A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, doou 92,6 quilos de alimentos não perecíveis para a Igreja Santo Antônio, arrecadados no mês de setembro.
A ação faz parte de uma parceira da Prefeitura com o Instituto Estrada Real, para entrega e carimbo dos passaportes para os viajantes que escolhem a rota do Caminho Novo, um dos 4 caminhos da Estrada Real, que passa por Petrópolis.
Foto: Divulgação
“Nossa cidade é uma das que compõem o trecho mais recente da Estrada Real. Fazer parte deste projeto junto com o Instituto Estrada Real e ainda poder ajudar instituições da cidade é muito gratificante”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
O Centro de Informações Turísticas da Praça da Liberdade é o ponto de retirada e carimbo dos passaportes, em Petrópolis, ao longo do trajeto do Caminho Novo. O Centro Cultural Estação de Nogueira é um outro local para o viajante parar, conhecer e carimbar o documento. De janeiro a setembro deste ano, foram retirados 614 passaportes e 177 foram carimbados.
Desde o início de 2022 até agora, nove instituições de Petrópolis receberam mais de meia tonelada em alimentos arrecadados com a entrega do Passaporte da Estrada Real. “Todos os meses uma instituição recebe as doações, de acordo com a sua necessidade. Desta vez, os alimentos foram para a Igreja de Santo Antônio, no Alto da Serra, e vão compor as cestas básicas doadas para as famílias assistidas pela paróquia”, explicou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.
Passaporte Estrada Real
O Instituto Estrada Real elaborou o Passaporte Estrada Real, uma recordação para os viajantes que percorrem os 4 caminhos: Novo, de 515 quilômetros, que vai de Ouro Preto, em Minas Gerais, a Porto Estrela, em Magé, passando por Petrópolis; dos Diamantes, de 395 quilômetros, de Diamantina a Ouro Preto, em Minas Gerais; do Sabarabuçu, de 160 quilômetros, que vai de Glaura a Cocais, em Minas Gerais; e o Caminho Velho, o mais longo com 710 quilômetros, de Ouro Preto, em Minas Gerais, a Paraty, no Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação
Ao longo da Estrada Real, existem vários pontos para carimbar a passagem do viajante pelas diversas cidades. Ao fim da jornada, é possível pedir um certificado para cada um dos 4 caminhos. Ao percorrer todos eles é possível solicitar o Certificado Digital Especial, reconhecimento máximo da Estrada Real.
O passaporte Estrada Real é gratuito e individual. É possível baixar o formato virtual por meio do Aplicativo Estrada Real, ou solicitar o passaporte físico por meio do site. É necessário preencher o cadastro, seguir o passo a passo e apresentar a confirmação do pedido, que chega por e-mail, em um dos pontos de retirada do passaporte, junto com 1 kg de alimento não perecível.
No site também é possível encontrar mais informações sobre a Estrada Real, os caminhos disponíveis com os mapas e a história de cada um deles.