Connect with us

Município cria projeto para fortalecer a alfabetização na rede municipal de ensino

Educação

Município cria projeto para fortalecer a alfabetização na rede municipal de ensino

Iniciativa já está implantada em 21 escolas

Com o objetivo de fortalecer o processo de alfabetização, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação criou o Projeto Espiral. A iniciativa visa a recomposição da aprendizagem, garantindo as habilidades básicas do ciclo de alfabetização e promovendo a inclusão dos alunos que estão em defasagem. O projeto está sendo implantado nos anos iniciais do Ensino Fundamental em 21 escolas da rede municipal.

Foto: Ascom PMP

“A falta de investimentos na Educação online, por causa da pandemia, gerou uma enorme defasagem na aprendizagem e quem mais sofreu foram os alunos no período de alfabetização. Temos esse desafio pela frente e ações como o projeto Espiral são importantes para promovermos a inclusão desses alunos”, comentou o prefeito Rubens Bomtempo.

O projeto Espiral foi apresentado esta semana na reunião do Conselho Municipal de Educação (Comed). “Antes de iniciarmos o projeto nas escolas, fizemos um levantamento, que teve a participação de 103 escolas, para entendermos qual era a nossa realidade. Temos grandes desafios no retorno às aulas presenciais e sabemos que a alfabetização é um desses desafios que temos que enfrentar”, ressaltou a secretária de Educação, Adriana de Paula.

O projeto

O projeto será trabalhado nas escolas com as chamadas Estações Pedagógicas – onde são levados em consideração as necessidades de intervenção e as habilidades dos alunos, que são focais para o avanço no processo de alfabetização. No primeiro segmento, o trabalho acontece em dias específicos. Já no segundo segmento, os agrupamentos são no contra turno e/ou no horário regular, em dias específicos.

“Nessa proposta ‘em espiral’, os estudantes ampliam os seus conhecimentos de forma bem mais profunda e completa. O que queremos é muito mais do que apenas ‘passar alguma matéria’, pois há uma preocupação com a consolidação do conhecimento e a formação global dos estudantes, criando uma espiral crescente do aprendizado”, enfatizou a secretária de Educação.

O projeto começou a ser desenvolvido em setembro nas 21 unidades. A previsão é que em dezembro, a Secretaria de Educação apresente a avaliação para o Comed, dos dois meses de aplicação do projeto.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir