Connect with us

Guia do eleitor petropolitano: confira informações úteis para a votação deste domingo

Cidade

Guia do eleitor petropolitano: confira informações úteis para a votação deste domingo

Votação vai das 8h às 17h em todas as Zonas Eleitorais

As eleições são consideradas com a festa da democracia. Nelas, o povo escolhe seus representantes para os próximos anos de mandato. No ano de 2022, as eleições gerais estão marcadas para o dia 2 de outubro e vão definir deputados federais, estaduais, governadores, senadores e presidentes.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Quem pode votar?

O voto nas eleições é obrigatório para brasileiros e brasileiras que tenham entre 18 e 69 anos. A votação é facultativa para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem mais de 70 anos de idade.

O que preciso levar para votar?

Para votar sem problemas, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. São aceitos passaportes, identidades, carteira de habilitação e carteira de trabalho. Nas eleições de 2018, o e-Título passou a ser aceito pelos mesários. Para quem tem o aplicativo, que pode ser baixado através deste link, não é necessária a apresentação da versão física do título de leitor.

Foto: Reprodução

Onde votar?

Como todas as cidades, Petrópolis tem Zonas Eleitorais espalhadas por todo o município. O eleitor que deseja saber o endereço do seu local de votação deve acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e digitar o CEP ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral.

Como votar?

O voto é bem simples. Ao chegar até a cabine, o primeiro passo é votar para deputado federal, que tem quatro números. Na sequência, a escolha é pelo deputado estadual, com cinco números.

O terceiro na lista é o cargo de senador, com três números, seguido por governador e presidente, com dois números.

Foto: Reprodução

Como justificar a ausência?

Após a implementação do e-Título, justificar o voto ficou bem mais fácil. O eleitor ou eleitora ausente pode apresentar a justificativa diretamente pelo aplicativo.

Além desta opção, também é possível preencher um formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregar nos Cartórios Eleitorais.

Votação no exterior

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal organiza, ao lado dos consulados dos outros países, as eleições fora do Brasil. As Zonas Eleitorais funcionam nas embaixadas brasileiras.

Pra anotar aí:

Eleições 2022

Data: 02/10/2022

Horário: de 8h às 17h

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir