Connect with us

Eleições 2022: confira um guia para o eleitor de primeira viagem em Petrópolis

Cidade

Eleições 2022: confira um guia para o eleitor de primeira viagem em Petrópolis

Em Petrópolis, ao menos 1.800 pessoas votarão pela primeira vez. Saiba onde consultar o local de votação, quais documentos levar e como treinar a ordem dos candidatos na urna

Previsto para o dia 2 de outubro, o primeiro turno das Eleições 2022 levará cerca de 240 mil petropolitanos às urnas. Desses, ao menos 1.804 votarão pela primeira vez. É natural que algumas dúvidas surjam sobre como votar pela primeira vez e, pensando nisso, a Sou reuniu informações que podem ajudar os eleitores de primeira viagem de Petrópolis.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Quais documentos levar?

Para exercer o direito ao voto, é necessário levar um documento de identificação oficial com foto, tal como a carteira de identidade, carteira de motorista, certificado de reservista com foto, carteira de trabalho, passaporte e identidade funcional emitida por órgão de classe.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses documentos poderão ser usados, ainda que a data de validade esteja vencida. Além disto, não é obrigatória a apresentação do título eleitoral no dia do pleito. Certidões de nascimento ou de casamento não valerão como prova de identidade na hora de votar.

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Outra possibilidade para os eleitores é votar apresentando o e-Título. O aplicativo funciona como uma versão digital do título de eleitor e permite que a pessoa visualize o número do documento de votação, justifique o voto e consulte as informações cadastradas na Justiça Eleitoral.

Onde voto?

Embora não seja necessário apresentar o título para votar, é importante conferir qual é a seção eleitoral. Para consultar o local de votação, basta apresentar o número do título no Portal do TSE, ou conferir pelo e-Título.

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Como é a votação?

Para ajudar ainda mais os eleitores que nunca votaram, o TSE disponibiliza um simulador de votação da urna eletrônica. Por meio do site do órgão, o eleitor pode treinar a sequência em que a votação real será adotada no dia das eleições em outubro.

Nas Eleições 2022, cinco cargos estão em disputa. Os cargos deverão ser preenchidos na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), senador, governador e presidente da República.

O eleitor deverá digitar o número dos candidatos nesta ordem, conferir nome e foto, e aguardar um segundo antes de confirmar o voto.

No simulador do TSE, o eleitor também seguirá essa ordem. Para isso, primeiro ele irá escolher a votação de primeiro ou segundo turno. Em seguida, aparecerá uma tela indicando o cargo em disputa e quais partidos hipotéticos participam do pleito virtual.

Ao clicar nas agremiações, os nomes e os números dos candidatos fictícios vão aparecer. Basta fazer a escolha, digitar o número correspondente na urna e confirmar, assim como é feito na votação real.

Foto: José Cruz / Agência Brasil

*Com informações da Agência Brasil e do Tribunal Superior Eleitoral

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir