9 passeios para fazer no Museu Imperial, em Petrópolis
Para se programar e aproveitar!
*Matéria atualizada em maio de 2025
Detentor do maior acervo referente ao império no Brasil – principalmente no que diz respeito ao Segundo Reinado, o Museu Imperial, em Petrópolis, é um local encantador pra petropolitanos e turistas.
Independente de se tratar de sua primeira vez no espaço ou não, a gente garante que sempre há algo novo para ver, aprender e vivenciar. Com base nisso, confira 9 passeios para fazer no Museu Imperial:
Foto: divulgação
1- Caminhar pelo jardim
Terapêutico, o simples ato de caminhar pelo jardim da antiga residência de verão da família imperial é um programa à parte. Seja para ler um livro, conversar ou, simplesmente, apreciar a natureza, o jardim é deslumbrante e muito relaxante! São cerca de 100 espécies de árvores e flores vindas de mais de 15 regiões de todo o mundo.
Foto: Reprodução/Viver e Viajar
2- Passear pelo palácio
A visita ao antigo palácio é encantadora – a começar pelo uso das pantufas. Lá é possível conhecer as instalações do imóvel, os instrumentos de música usados na época, além de itens icônicos como a caneta usada por Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea à coroa.
Foto: Reprodução do Instagram @vanessaaranha e @tomsanchesf
3- Conferir uma das exposições oferecidas
O Museu Imperial constantemente oferece exposições temporárias, além de eventos ligados à literatura e às artes. Atualmente, é possível conferir a mostra “Bairros do Rio na coleção Geyer”. Para ficar em dia, com os eventos basta acessar a aba de notícias do site da instituição, clicando aqui.
Foto: Reprodução/Museu Imperial
4- Conhecer o Pavilhão das Viaturas
Localizado no prédio anexo ao Museu Imperial, o Pavilhão das Viaturas traz um outro olhar da história a partir da exibição de meios de transporte do passado, sobretudo do século XIX. Nele é possível ver, por exemplo, a Berlinda de Aparato de d. Pedro II: veículo que o imperador utilizava em ocasiões solenes.
Foto: Reprodução/Internet
5- Aproveitar a programação da Biblioteca Rocambole
Ambiente que reúne o público infanto-juvenil, a Biblioteca Rocambole tem como propósito desenvolver atividades educativas e culturais. Lá é possível conferir contação de histórias, atividades lúdicas, oficinas criativas e conhecer objetos do passado. As atividades acontecem no segundo sábado do mês, às 14h30, para o público espontâneo.
Foto: Reprodução/Blog Biblioteca Rocambole
6- Participar do projeto “Museu que não se vê”
Iniciativa que oferece ao público a oportunidade de conhecer os bastidores prédio histórico, o “Museu que não se vê” reúne grupos nos setores técnicos da instituição como a biblioteca, a Museologia/Reserva Técnica, Arquivo Histórico e Educação. Para ficar em dia com a abertura de vagas, entrar em contato através do fale conosco (mimp.faleconosco@museus.gov.br)
Foto: Reprodução/Internet
7- Estudar na Biblioteca
A Biblioteca do Museu Imperial é aberta ao público e é uma excelente sugestão de ambiente de estudo. Com uma visão privilegiada do palácio e dotada de enorme tranquilidade, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. No caso de consulta ao acervo, é importante fazer contato prévio pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
8- Praticar yoga
O projeto “Todo dia é dia de Yoga” realiza encontros para a prática dos exercícios e meditação todos os domingos nos jardins do Museu Imperial. As atividades começam às 9h e são abertas ao público.
Saiba mais: Projeto oferece aulas gratuitas de yoga no Museu Imperial, em Petrópolis
Foto: divulgação
9. Fazer fotos incríveis
O museu é parada obrigatória para quem quer desfrutar de uma pausa na rotina. Não tem programa mais relaxante que andar e fotografar por aquele jardim.
Fotos: Instagram @viannaanacarolina e @clari_santts
Veja também:
