Connect with us

Pesquisadora da UCP elabora estudo sobre mobilidade urbana para pessoas com deficiência em Petrópolis

Cidade

Pesquisadora da UCP elabora estudo sobre mobilidade urbana para pessoas com deficiência em Petrópolis

Para contribuir com a pesquisa, basta responder ao questionário que conta com tradução para Libras. Objetivo é ajudar a pensar políticas públicas que aliviem as desigualdades

Pensando em entender melhor o processo de deslocamento de pessoas com deficiência em Petrópolis, a mestranda em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Danielle Leite de Oliveira Gusmão, elaborou uma pesquisa que pode ajudar a pensar políticas públicas que aliviem desigualdades.

Intitulada “Percepção da Mobilidade Urbana e da Acessibilidade para Pessoas com Deficiência na cidade de Petrópolis-RJ”, o questionário é voltado para pessoas com qualquer tipo de deficiência, moradoras de Petrópolis e maiores de 18 anos.

A pesquisa é orientada pela professora Cristiane Moreira da Silva e conta com vídeos de tradução para LIBRAS. O formulário pode ser respondido neste link e tem duração prevista de 15 minutos.

Foto: Alice Lobo

“A participação do maior número de pessoas com deficiência é de extrema importância para que alcancemos respostas que reflitam sobre a realidade vivida aqui na cidade e isso nos permita compreender melhor essa questão social”, comenta.

Experiência com a deficiência

Danielle conta que a escolha para estudar este tema se deu, primeiramente, por experiência pessoal com a deficiência, já que ela adquiriu hemiparesia à direita há 20 anos.

“A partir dessa experiência, já faz um tempo que me proponho a estudar e entender melhor sobre acessibilidade e inclusão nas suas mais diversas formas de fazer”, declara.

Viabilização de políticas públicas

O objetivo da pesquisa é investigar a percepção das pessoas com deficiência sobre o tema, não apenas no que diz respeito às estruturas físicas, mas também, e principalmente, naquilo que toca o comportamento e as atitudes individuais e coletivas.

“Assim, busco compreender não só o papel da sociedade no movimento de reconhecer e respeitar a diversidade dos corpos, mas também das políticas públicas que podem viabilizar condições igualitárias que rompam com as barreiras e promovam a participação das pessoas com deficiência nos diversos espaços sociais”, finaliza.

Vejta também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir