Connect with us

Projeto sustentável de escola em Vila Rica será tema de documentário

Educação

Projeto sustentável de escola em Vila Rica será tema de documentário

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Eduação (FNDE) entrevistou pessoas envolvidas com o “Nós Cuidamos da Vila com o Vila Recicla”, da Escola Municipalizada Santa Terezinha, para uma produção que será transmitida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

O projeto ecológico “Nós cuidamos da Vila com o Vila Recicla”, da Escola Municipalizada Santa Terezinha, no bairro Vila Rica, será tema de um documentário do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nos dias 29 e 30 de agosto, a equipe de filmagem entrevistou alunos, professores, direção da unidade e moradores da comunidade. O documentário será publicado nas páginas do FNDE e também será transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Foto: Arquivo Pessoal

O Vila Recicla

Em 2019, alunos da escola saíram às ruas da comunidade com os professores de Educação Física e Ciências, Ana Carolina Kapler e Ronaldo Yallouz, e perceberam que o descarte incorreto de lixo era um grande problema do local.

Assumindo o protagonismo da situação, os estudantes criaram o Vila Recicla, que visa conscientizar os moradores do bairro sobre o descarte correto do lixo e a separação de itens recicláveis.

A escola passou também a funcionar como um ponto de coleta de material reciclável, óleo usado e pilhas, que são recolhidos em parceria com a Comdep.

“Essa percepção do espaço para os alunos e a criação de estratégias para a transformação da comunidade foi, sem dúvidas, um momento muito marcante e extraordinário”, comenta Ana Carolina.

Professora Ana Carolina Kapler / Foto: Arquivo Pessoal

Horta Illa Nogueira

Em 2020, o projeto foi vencedor em primeiro lugar do Prêmio Nacional de Aprendizagem Solidária. Com isto, foi construída uma horta na unidade, que levou o nome de Illa de Freitas Nogueira (aluna da escola que se formou no nono ano do Ensino Fundamental em 2013, aos 84 anos).

Foto: Arquivo Pessoal

Os próprios alunos, liderados pelas professoras Lenir Loth e Elizabete Peres, plantam e cuidam da produção. A horta conta com três composteiras, para que o lixo orgânico produzido na cozinha possa entrar no processo.

Uma delas, a composteira pedagógica, tem um vidro transparente, onde os alunos aprendem sobre as fases da compostagem. Além disto, a horta possui uma rede de captação de água da chuva para utilização na plantação.

Já foram plantadas no local ervas medicinais, verduras, frutas e legumes. O que é colhido na horta é utilizado na escola.

A filha de Dona Illa, Lilian Regina Nogueira, conta que a homenagem da horta e o reconhecimento do projeto com o documentário, são de enorme orgulho para ela e para o bairro.

Lilian Regina Nogueira / Foto: Arquivo Pessoal

“Moro na comunidade há 31 anos e vejo mudanças com o projeto. A homenagem da horta foi uma certeza de que todo o empenho da minha mãe em estudar e mostrar a importância da informação estava registrado ali. Me alegro a cada dia que vejo as crianças tendo como referência a alimentação saudável e a importância do estudo. A comunidade precisa se apropriar desta ação da escola e transformar nosso território, também sustentável”, finaliza.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir