Connect with us

Alunos de escola de Petrópolis estão na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Educação

Alunos de escola de Petrópolis estão na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Estudantes vão disputar medalhas nos dias 20 e 21 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Para chegar até a fase final, as equipes precisaram enfrentar seis fases online com o prazo de resposta de uma semana

Seis estudantes da Escola Firjan SESI Petrópolis estão na fase final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). São duas equipes, cada uma formada por três alunos do 2º ano do Ensino Médio, denominadas ‘‘Lumos 07’’ e ‘’Os Zé’’.

O primeiro grupo é composto pelos alunos Ana Júlia Carvalho de Souza, João Pedro Cardoso Alvez Abreu e Ana Clara Carvalho Ferreira, e foi a que obteve a melhor pontuação do estado do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

O outro time é formado por Yasmin Almeida Vieira do Carmo, Maria Luana de Paula Wayand Gióia Ferreira e Ana Luíza Alves Motta.

Disputa será em São Paulo

Os estudantes vão disputar medalhas nos dias 20 e 21 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Para chegar até esse grande dia, as equipes precisaram enfrentar seis fases on-lines com o prazo de resposta de uma semana.

Nas quatro primeiras etapas, os alunos tiveram que encontrar a solução “mais correta’’ em onze questões de múltipla escolha, no qual havia três corretas e uma errada.

Na quinta e na sexta fase, os times criaram textos a partir de um tema dado pela ONHB e corrigiram as tarefas de alunos de outros Estados. A sétima fase é a etapa final em Campinas, em que o professor orientador não participa. Os grupos deverão fazer uma produção textual diante de um tema que tenha sido discutido em uma das etapas

Professora orgulhosa

Thaís Freitas do Carmo, professora de História da unidade há 12 anos, é integrante e orientadora das equipes. Para ela, estar na final da ONHB é uma alegria e um privilégio.

“É uma experiência excepcional. Exige inteligência emocional dos alunos para lidar com a prova e muito senso crítico, pois as questões da ONHB são reflexivas, provocativas e dialogam com a realidade. Isso gera um crescimento pessoal e amadurecimento intelectual neles”, afirma a professora.

Alunos querem vencer

O participante do “Lumos 07’’, João Pedro Cardoso Alvez Abreu, de 16 anos, conta que sua maior vontade é conseguir a medalha de ouro ou caso não for possível, ficar no pódio, pois com isso o grupo pode ser selecionado para cursar História na UNICAMP. “A minha equipe escolheu fazer uma redação individual, que é optativa, para a Universidade logo após a última prova das Olimpíadas, para ter chances de ser chamado para estudar História’’, aponta João.

A integrante do ‘’Os Zé’’, Ana Luíza Alves Motta, de 16 anos, diz que o sonho da equipe era chegar na etapa final da prova. “Estamos há alguns meses estudando para as fases das Olimpíadas e é uma rotina muito corrida, porque estudamos em período integral. É trabalhoso, mas é uma experiência muito interessante’’, ressalta Ana.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir