Connect with us

Academia Petropolitana de Letras celebra centenário com programação cultural gratuita

Cidade

Academia Petropolitana de Letras celebra centenário com programação cultural gratuita

Entidade está em funcionamento ininterrupto desde que foi fundada em 3 de agosto de 1922

Tida como uma das academias mais antigas do país, a Academia Petropolitana de Letras celebra seu centenário de fundação em agosto. Ao todo, serão cinco dias de uma programação gratuita, ampla e variada para celebrar o marco na história da prestigiada entidade. Aberto ao público, o cronograma, que prevê atividades de 3 a 7 de agosto, inclui a realização de um sarau lítero-musical e um seminário sobre a trajetória da APL na cidade.

Foto: Divulgação

Presidente da Academia Petropolitana de Letras, Leandro Garcia discorre sobre a importância da bem conceituada instituição para o município nos campos cultural, histórico e literário. Em funcionamento ininterrupto desde que foi fundada em 3 de agosto de 1922 – mesmo período em que ocorreu a Semana de Arte Moderna – a Academia é testemunha das transformações vividas pela cidade, ao mesmo tempo em que caminha junto delas.

“É uma instituição que congrega os principais escritores e intelectuais da cidade e que promove a literatura petropolitana em seus mais diferentes gêneros. Seus membros produzem, divulgam e fazem a produção circular”, descreve o presidente. Fundamental no resgate e na manutenção da memória local, a história da APL se entrelaça com a trajetória da cidade de Petrópolis, seus fatos históricos e personalidades.

Para tanto, no desenvolvimento da programação comemorativa foram mescladas atividades diversas e temas voltados ao passado e presente. “É uma programação extensa e que inclui o descerramento de uma placa no local onde foi realizada a primeira reunião de fundação da Academia e a inauguração de um monumento em homenagem ao ex-prefeito Paulo Gratacós, que foi um grande benemérito das várias academias da cidade”.

Fazem parte das atividades comemorativas, ainda, uma cerimônia na Câmara Municipal, um concerto lítero-musical na Casa de Educação Visconde de Mauá, uma cerimônia no Salão de Convenções do Palácio Quitandinha, um seminário acadêmico sobre os 100 anos da APL e uma missa na Catedral presidida por Dom Gregório Paixão, também membro da Academia Petropolitana de Letras.

Confira, abaixo, as atividades, seus respectivos dias e horários:

03/08 – 10 horas – galeria do Edifício Marchese: descerramento de placa comemorativa do centenário da APL no endereço onde ocorreu a reunião de fundação. Em seguida, todos irão se dirigir à Praça dos Expedicionários para a inauguração da herma em homenagem ao ex-prefeito Paulo Monteiro Gratacós.

03/08 – 19 horas – Câmara Municipal de Petrópolis: sessão solene do poder legislativo municipal em homenagem ao centenário da APL. Traje: passeio completo.

04/08 – 20 horas – Casa de Educação Visconde de Mauá: sarau lítero-musical promovido pelo Instituto Municipal de Cultura/Prefeitura de Petrópolis. Traje: passeio completo.

05/08 – 18 horas – Palácio Quitandinha Sesc: sessão acadêmica em comemoração ao centenário da APL. O evento se iniciará com coquetel de confraternização a partir das 18 horas no hall de entrada e prosseguirá com sessão solene no Salão das Convenções às 20 horas. Traje: passeio completo.

06/08 – 9 às 12 horas – sede acadêmica: Casa de Cláudio de Souza: seminário – 100 anos da APL. Palestrantes: Carlos Nejar (ABL), Andréa Pachá e Joaquim Eloy Duarte dos Santos (APL). Ao final, ocorrerá o lançamento do livro “Academia Petropolitana de Letras – em revista (coletânea das revistas da APL)”. Traje: esporte fino.

07/08 – 11h30 – Catedral São Pedro de Alcântara: missa em ação de graças pelo centenário da APL presidida pelo Bispo Diocesano e Acadêmico Dom Gregório Paixão, OSB

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir