Connect with us

‘Cinema em movimento’: após dois anos, Cine Pagu volta a apresentar projeto de debates em Petrópolis

Agenda

‘Cinema em movimento’: após dois anos, Cine Pagu volta a apresentar projeto de debates em Petrópolis

Mostra de filmes leva temáticas em torno da Educação e dos Direitos Humanos para espaços públicos

O Cine Pagu, cineclube itinerante e escola de cinema, que atua desde 2017 realizando sessões de cine debate em diversos locais de Petrópolis, volta com as sessões presenciais, que haviam parado por conta da pandemia.

Foto: Divulgação

Para essa volta, o cineclube receberá em Petrópolis o projeto “Cinema em movimento”, uma mostra de filmes com curadoria própria, que através de exibições seguidas de debate, leva temáticas em torno da Educação e dos Direitos Humanos para nove municípios do Estado do Rio de Janeiro.

A programação em Petrópolis, que ocorre nos meses de julho e agosto, conta com sessões abertas ao público em geral e sessões para alunos e professores em escolas e universidades.

Programação aberta ao público

27/07 – 18:30 – CDDH

TRANSformar: Existindo na Educação l Direção: Elli Cafrê l 28 min

  • Debatedoras: Eduarda Balduino e Leo Arrighi
  • Eduarda é Enfermeira, Coordenadora das áreas técnicas de saúde LGBTQIAP+ da Secretaria de Saúde de Petrópolis e ex-aluna da UNIFASE.
  • Leo é pessoa não-binária e bissexual, estudante de Produção Cultural pela UFF Niterói.
  • Produziu e dirigiu a série documental @transuff, que retrata a relação de pessoas trans com a universidade e o sistema educacional como um todo.

10/08 – 18:30 – CDDH

Espero tua (Re)volta l Direção: Eliza Capai l 1h30min

  • Debatedoras: Rafaela Elisiário e Juliana Nunes
  • Rafaela é Mestranda em Memória Social na UNIRIO, Professora de História Sesi/Firjan e militante da UJS Rio de Janeiro. Juliana é estudante do IFF São João da Barra e Vice-Presidenta RJ da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).

15/08 – 18:30 – CDDH

Atravessa a vida l Direção: João Jardim l 1h20min

  • Debatedoras: Lara Sayão e Roberta Gregório
  • Lara é Professora de filosofia na Rede Estadual de Ensino, Mestre e Doutora em Filosofia da Educação (UERJ).
  • Roberta é Professora da Rede Estadual e Particular, Mestra em Geografia (Questões urbano-ambientais/UFF), atualmente Doutoranda em Educação e Relações étnico-raciais/UFJF.

Sobre os filmes

TRANSformar: Existindo na Educação (28min)

Direção: Elli Cafrê Carneiro de Freitas

  • Sinopse: O documentário narra a situação dos Transgêneros quanto a esfera da educação, mostrando quais os obstáculos desse grupo social ao acesso a um ensino de qualidade. Além disso, mostra as histórias pessoais, angustias, sonhos, perspectivas futuras e como a educação pode mudar a situação dos transgêneros na sociedade contemporânea.

Espero tua (Re)Volta (1h 30min)

Direção: Eliza Capai

  • Sinopse: Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015 ocupando escolas estaduais por todo Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos

Atravessa a vida (1h 20min)

Direção: João Jardim

  • Sinopse: Enquanto alunos do 3o ano do ensino público no interior do Sergipe se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os prazeres da adolescência através de seus gestos, inquietações e conquistas.Mais informações no Instagram.

 Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir