Connect with us

A um mês da Bauernfest, confira tudo o que você precisa saber para curtir a festa do colono alemão em Petrópolis

Agenda

A um mês da Bauernfest, confira tudo o que você precisa saber para curtir a festa do colono alemão em Petrópolis

Festa é um dos grandes expoentes da cidade imperial para os petropolitanos e turistas

A Bauernfest, principal evento do calendário turístico de Petrópolis, vai começar daqui a exato um mês. Com comidas típicas, danças, atrações para todos as idades e cervejas artesanais, a festa é um dos grandes expoentes da cidade imperial para os petropolitanos e turistas.

Confira tudo que você precisa saber para curtir a Bauernfest, que acontece de 12 a 28 de agosto, em Petrópolis:

1- O local

Depois de dois anos de pandemia, a Bauernfest volta a ser realizada no Palácio de Cristal, onde é o coração da festa. Na Praça da Liberdade e no Centro de Cultura de Petrópolis também haverá diversas atrações.

De acordo com relatos históricos, o Palácio de Cristal era o principal ponto de encontro dos colonos alemães pouco depois de se estabelecerem em Petrópolis.

Foto: Bruno Ferreira Soares

2- Quando vai ser

Geralmente, a festa acontece no dia 29 de junho, quando é comemorado o Dia do Colono. Neste ano, o evento foi adiado para agosto devido às tragédias de fevereiro e março e a pedidos dos grupos germânicos da cidade, que alegaram precisar de mais tempo para planejar a festa, tendo em vista que os ensaios foram paralisados.

Por conta disso, a Bauernfest 2022 acontece dos dias 12 a 28 de agosto com uma intensa programação.

Foto: Divulgação/PMP

3- Atrações

Além de ser um evento cultural alemão, a Bauernfest também tem diversas atividades para todas as idades. Desde o tradicional concurso de Chope Metro, Concurso de Cucas e e fotos com a Realeza da Bauernfest, existem vários tipos de cervejas, comidas, barraquinhas de comidas típicas e brindes para serem comprados nos estandes. A programação também vai contar com rancho folclórico, bailões, corais, bandas tradicionais e diversão durante o dia e a noite.

Veja as principais atrações:

Concurso de chope a metro

  • Essa tradicional competição alemã reúne centenas de inscritos e curiosos todo ano no Palácio de Cristal. Isso porque para ganhar é preciso beber um metro de chope no menor tempo possível. O tempo do ganhador costuma ficar em torno de 15 segundos. E aí, acha que consegue?

Foto: Isabela Lisboa

Casa do Artesanato

  • Durante a festa, artesãos locais se reúnem na Casa do Artesanato e ao longo do trecho da rua Alfredo Pachá para expôr produtos criativos de diferentes tipos e materiais a um preço justo. É uma ótima oportunidade de comprar enfeites para entrar no clima da festa e lembrancinhas para parentes e amigos.

Foto: Divulgação

Culinária alemã

  • Salsichão, strudel, currywurst, schnitzel e spatzle. São dezenas de barracas de comidas e bebidas típicas espalhadas pela Rua Alfredo Pachá, Palácio de Cristal, jardins da Casa Barão de Mauá, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), com o Biergarten. Além disso, o restaurante Familia Scharder, oficial do evento, promete oferecer uma culinária super especial, resgatando as raízes da cultura germânica.

Foto: Ricardo Barbosa e Edgar Pujol

Onde se hospedar

Uma das perguntas que os turistas mais fazem ao vir para Petrópolis é onde se hospedar. Em tempos de Bauernfest, na alta temporada do turismo na cidade, a dica é fazer a reserva com antecedência.

Pensando nisso, ao fazer este guia, selecionamos algumas boas opções de hospedagem para os turistas e de todos os tipos e gostos. Confira as principais dicas:

Foto: Edgar Pujol

Sobre a Bauernfest

A festa é em homenagem aos colonos alemães e começou a ser comemorada em 1983. É o segundo maior evento do tipo do Brasil, só perdendo pra Oktoberfest de Blumenau. Seu intuito é manter as tradições históricas e culturais deixadas pelos germânicos.

Foto: Divulgação/PMP

Veja também

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir