Connect with us

Prefeitura inicia castração de 1,2 mil cães e gatos na segunda

Cidade

Prefeitura inicia castração de 1,2 mil cães e gatos na segunda

Animais que irão passar pela cirurgia foram cadastrados por agentes comunitários. Ação vai acontecer no pátio da Faeterj, na Avenida Getúlio Vargas, no Quitandinha

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, vai iniciar na próxima segunda-feira (4), a castração de 1,2 mil cães e gatos. As cirurgias serão realizadas por uma empresa contratada que estará em Petrópolis com um castramóvel até o dia nove de julho. A ação vai acontecer no pátio da Faeterj, na Avenida Getúlio Vargas, no Quitandinha.

Foto: Márcia Coelho

As inscrições foram realizadas pelas agentes comunitárias de Saúde durante as visitas nos imóveis das respectivas áreas de abrangência e também pelas equipes da Coordenadoria de Vigilância Ambiental. Nesta etapa, serão atendidas as comunidades do Amazonas, São Sebastião, Alto Siméria, Dr. Thouzet, Duques, Vila Saúde e Santíssima Trindade.

“Esta era uma ação muito esperada, porque contribui para a saúde e bem-estar dos animais. Muitos tutores não tem condições financeiras de arcar com as despesas dessa cirurgia que não só previne uma série de doenças, mas também contribui para o controle populacional de animais abandonados pela cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

“Essa área havia sido atendida pelo projeto há alguns anos e nosso retorno nesse momento era importante. Isso porque, a escolha da região levou em consideração o número de animais onde os tutores vivem em maior vulnerabilidade social. O levantamento foi realizado por meio das campanhas de vacinação antirrábica animal realizadas no município”, explica o secretário de Saúde Marcus Curvelo.

Uma cota de vagas está sendo destinada à Coordenadoria de Bem Estar Animal (Cobea) para atender as demandas geradas pelas chuvas de 15 de fevereiro e 20 de março e outra cota atenderá protetores que trabalham com felinos. O intuito é controlar a transmissão de Esporotricose, que é uma zoonose de grande importância.

“A castração é a principal solução contra o abandono, maus-tratos e o sofrimento dos animais. Castrar o pet além de ser um ato de responsabilidade é sobretudo um ato de amor”, disse a coordenadora de Bem-Estar Animal, Rafaela Buriche.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir