Connect with us

Com o Montanhismo como patrimônio cultural, Petrópolis tem aumento na procura por trilhas

Cidade

Com o Montanhismo como patrimônio cultural, Petrópolis tem aumento na procura por trilhas

Clima favorável tem feito crescer a procura por lugares para ver o nascer e pôr do sol e para acampar na cidade

Eleita como a Capital Estadual do Montanhismo, Petrópolis tem registrado um aumento significativo na procura pelas trilhas na cidade. Entre as belezas naturais e o fácil acesso aos locais, a cidade imperial mostra que tem atividades para todas os amantes do montanhismo.

Fotos: @adrianopenomundo e thiago_miguel015

Saiba mais sobre as trilhas da cidade aqui.

O porquê do aumento

Para entender os motivos para o aumento da busca por trilhas, a Sou conversou com o guia André Vasconcellos, da Guapo Adventure, que relacionou o crescimento à facilidade de acesso das principais trilhas da cidade como Castelinho, Cortiço, Pedra de Itaipava e Vale da Lua.

“Temos também as que só nós guiamos como Maria Comprida, Elefante da Posse, Taquaril. São mais de 80 montanhas espalhadas pela cidade, temos muitas opções em Petrópolis, mas a facilidade do acesso é o que mais atrai as pessoas”, comentou.

Os diferenciais de Petrópolis

Em relação aos diferenciais de Petrópolis, André falou sobre os biomas da cidade, que são bem diferentes dos demais lugares que oferecem as trilhas.

Foto: Arquivos Sou e Aline Rickly

“Petrópolis tem uma preservação ambiental grande. Mesmo que tenham desmatado bastante nos últimos anos, ainda temos bastante natureza preservada. Temos muita coisa, muitos animais, vistas fascinantes. Temos dois biomas aqui. O da Mata Atlântica e o descampado, lá no interior, indo pra Posse, que são locais mais secos”, falou o guia.

André também atribuiu o aumento ao fim da pandemia, que tirou as pessoas de casa e as reaproximou da natureza.

O PARNASO

O Parque Nacional da Serra dos Orgãos ( Parnaso) é um dos pontos turísticos mais queridos pelos petropolitanos e fãs da natureza. Criado em 1939, é o terceiro parque mais antigo do Brasil e uma das mais importantes reservas biológicas de proteção à Mata Atlântica no Rio de Janeiro.

O parque tem 200 KM de trilhas, sendo a maior rede da atividade no país. Entre estas trilhas, está a famosa travessia Petrópolis-Teresópolis, conhecida pelo seu tamanho e dificuldade.

Foto: Luiz Henrique Lucas

Dada a variedade de percursos, existem trilhas mais fáceis, como a suspensa, que é acessível até para pessoas com deficiência. Para as famílias, a recomendação é pelo Poço Paraíso, que faz parte do Circuito das Bromélias e fica próximo do início do circuito. Vale ressaltar que para fazer trilhas mais longas como a travessia ou passar a noite acampando, é necessário fazer o agendamento pelo site oficial do parque.

Para os mais experientes, a dica é pela Trilha do Alicate, que é a mesma para o Morro Açu e leva 2h30 para ser concluída. Saiba mais sobre o Parnaso aqui.

Montanhismo como patrimônio cultural

O montanhismo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis. A valorização oficial das atividades de subida e escalada de montanhas no município, tradição que remonta ao século 19, foi formalizada por decreto assinado pelo prefeito Rubens Bomtempo em cerimônia no Parque Natural Municipal Padre Quinha no último dia 5 de maio, Dia Mundial do Meio Ambiente.

No decreto que torna o montanhismo um patrimônio municipal, a Prefeitura considera que “as montanhas são elementos importantes na caracterização da paisagem petropolitana e ocupam lugar de destaque na divulgação da imagem da cidade como destino de turismo”.

Ao Instituto Municipal de Cultura (IMC), determina o decreto 130/22, caberá salvaguardar a memória da atividade, zelando por sua promoção como “patrimônio de enorme relevância para o município”. Saiba mais aqui.

Foto: @maladeventuras

Dica de passeio guiado para as trilhas e acampamentos:

A Guapo Adventure Turismo é formada por experientes guias de atrativos naturais e, acima de tudo, apaixonados pelas montanhas. Eles oferecem serviços de guiamento para trekking, montanhismo e rapel. Para mais informações, entre em contato com:

  • Guia André Vasconcellos – (24) 992047713
  • Guia Luana Manhães – (24) 988077721

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir