Connect with us

5 lugares para acampar em um tour guiado em Petrópolis

Bem-estar

5 lugares para acampar em um tour guiado em Petrópolis

Com a maioria das áreas dentro de unidades de conservação, a entrada só é permitida através de autorização e com a presença de um guia

Em meio às montanhas, Petrópolis é um dos lugares para se encontrar com as belezas naturais e se conectar com a natureza. Com vales, parques e paisagens únicas, a cidade imperial também é um dos destinos favoritos para aqueles que gostam de se aventurar e passar dias acampando.

O guia André Sheik, da Guapo Adventure, contou que a maioria dos locais para acampar em Petrópolis está dentro de unidades de conservação. Por isso, só é permitida a entrada com a presença de um guia e com a autorização necessária, além de respeitar as leis como não poluir ou ir para locais proibidos pelos responsáveis. Confira essas e outras dicas ao fim da lista.

“O guia vai te trazer toda a realidade da unidade de conservação, como os locais, as trilhas, as histórias, além de uma condução consciente no meio ambiente, mostrando o ecossistema e fazendo a fiscalização”, confirma o guia.

Conheça a lista dos principais pontos para se acampar em Petrópolis, além da dificuldade de acesso e distância até eles, segundo a Guapo Adventure Turismo:

1- Vale da Lua

Localizado em Itaipava, o Vale da Lua é um dos principais pontos de camping em Petrópolis. Único desta lista fora das unidades de conservação, o Vale é uma área livre para acampamentos. Com muitos eucaliptos e araucárias, o acesso é fácil e é recomendado aos iniciantes.

Foto: @poraimih
  • Recomendado para iniciantes.

2- Alto do Ventania

Tendo seu acesso a partir do Caxambú, o Alto da Ventania é uma das trilhas mais acessadas em Petrópolis. Com um dificuldade moderada, a trilha tem cerca de 5km de distância, além de uma inclinação leve e um desnível de 500 metros.

Foto: Breno Madeira
  • Recomendada para iniciantes.

3- Pinheirinhos do Caxambú

Dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o trajeto dos Pinheirinhos do Caxambú é indicada para iniciantes. Com uma dificuldade semi-moderada, a trilha é usada por ciclistas e montanhistas, tendo pouca inclinação e poucas pedras. A trilha tem cerca de 1,7km de distância.

Foto: André Vasconcellos
  • Recomendada para pessoas acostumadas a fazer trilhas.

4- Castelos do Açu

Essa talvez seja a trilha mais pesada desta lista. Com cerca de 8km de distância, a trilha é pesada, o que piora quando se vai acampar, devido aos equipamentos. É o ponto mais alto de Petrópolis e faz parte da travessia Petrópolis-Teresópolis. Os Castelos do Açu são formados por um amontado de pedras gigantes que lembram a construção de um castelo. Para acessar, é necessário entrar pela portaria principal do PARNASO, em Petrópolis.

Foto: @carloseduardo_cae e @vivifon
  • Recomendada para montanhistas experientes

5- Pedra de Itaipava

A Pedra de Itaipava, que também é uma trilha pesada, ficando ainda mais difícil para acessar com equipamentos. Para subir ao ponto mais alto do local, os aventureiros precisarão andar entre 1h30 e 2 horas. Para chegar ao início da trilha, o aventureiro deverá ir até a estrada do Ribeirão Grande, na BR-040.

Foto: @adrianopenomundo e @thiago_miguel015
  • Recomendada para montanhistas experientes

Dica de passeio guiado para as trilhas e acampamentos:

A Guapo Adventure Turismo é formada por experientes guias de atrativos naturais e, acima de tudo, apaixonados pelas montanhas. Eles oferecem serviços de guiamento para trekking, montanhismo e rapel. Para mais informações, entre em contato com:

  • Guia André Vasconcellos – (24) 992047713
  • Guia Luana Manhães – (24) 988077721

Dicas importantes:

Como qualquer outro passeio na natureza, é preciso tomar alguns cuidados. Para acampar, ainda mais em unidades de conservação, os cuidados são os mesmos.

  • Evite o local em dias chuvosos ou com previsão de chuva
  • O ideal e recomendado é que as trilhas sejam feitas com a supervisão de um guia.
  • Prefira horários de dia para fazer a trilha. Ir ou voltar no escuro não é indicado, pois você pode errar o caminho.
  • Não faça fogueiras.
  • Recolha todo o seu lixo.
  • A natureza agradece!

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir