Connect with us

Quilombo do Tapera, último remanescente em Petrópolis, vai ter endereço com CEP

Cidade

Quilombo do Tapera, último remanescente em Petrópolis, vai ter endereço com CEP

Formalização vai pôr fim aos problemas da comunidade com os Correios, empresas de serviços e lojas

A Estrada da Tapera, no Vale do Cuiabá, vai se tornar o endereço oficial da única comunidade remanescente de quilombo em Petrópolis. A oficialização do nome foi acertada nesta terça-feira (14).

A formalização vai pôr fim aos problemas da comunidade com os Correios, empresas de serviços e lojas.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Os moradores se comprometeram a enviar abaixo-assinado ao presidente da Câmara, que transformará a reivindicação em projeto de lei, a ser aprovado e depois sancionado pelo prefeito Rubens Bomtempo. “Estamos dando mais uma contribuição à inclusão social dos moradores do Quilombo da Tapera. Ter endereço reconhecido por lei é direito básico da cidadania”, afirma o prefeito.

Na falta de endereço oficial, os moradores costumavam ter cartas e entregas desviadas para a portaria de um condomínio vizinho, localizado na Estrada Ministro Salgado Filho.

“Moramos a cinco quilômetros de distância dessa estrada. Receber cartas e encomendas é problema permanente, que só vai acabar com a legalização do nome da estrada”, diz o presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Tapera, Alex Sandro André Barbosa.

 Próximos passos

Após a formalização da Estrada da Tapera, a Prefeitura também vai comunicar a oficialização à administração estadual e federal, incluindo os Correios.

Para Filipe Graciano Neves, da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, o apoio representa o reconhecimento jurídico da identidade étnica do quilombolas e  a garantia de posse de suas terras.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir