Connect with us

Tradicionais tapetes voltam a fazer parte da programação de Corpus Christi em Petrópolis

Cidade

Tradicionais tapetes voltam a fazer parte da programação de Corpus Christi em Petrópolis

Os tapetes de sal são confeccionados na saída da Catedral, passando pela Rua da Imperatriz, seguindo pela Rua do Imperador, Avenida Koeler e voltando à Catedral

A mais do que tradicional confecção de tapetes de Corpus Christi volta a acontecer em Petrópolis após a pandemia. Os petropolitanos se reúnem na Koeler e fazem os tapetes, que ficam expostos nas ruas do Centro Histórico durante o feriado religioso.

O tapete é confeccionado na saída da Catedral, passando pela Rua da Imperatriz, seguindo pela Rua do Imperador, Avenida Koeler e voltando à Catedral.

Fotos: Julian Probst e Arquivos Sou Petrópolis

Rogério Tosta, um dos representantes da Catedral de São Pedro de Alcântara, comentou sobre as expectativas para o retorno da procissão de Corpus Christi. Rogério exaltou a presença dos fiéis, que aumentou após o fim da pandemia, além de ressaltar a importância do feriado que, para os católicos, é a manifestação pública da fé em Cristo.

“Em Petrópolis, antes da pandemia, a presença de fiéis era de cinco mil, entre a missa e a procissão. Estamos esperando receber cerca de mil pessoas este ano. O feriado é o único momento em que o Santíssimo sai da igreja”, explicou.

Rogério também falou sobre a importância de comemorar o evento na situação atual de Petrópolis. De acordo com ele, não importa o momento da história. É sempre importante se aproximar de Deus.

“Celebrar Corpus Christi nesse momento da história de Petrópolis não é diferente de tantos outros, mas, com toda certeza, ganha importância no aspecto religioso, social e cultural”, disse.

Pelo lado religioso, Rogério falou sobre a importância de rezar pelas vítimas das tragédias da cidade além, de, novamente, se aproximar de Deus.

“No social e cultural é uma oportunidade para atrair turistas para a cidade e com isso movimentar a economia, garantindo emprego e oportunidade de trabalho para as pessoas”, finalizou.

O feriado de Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi surgiu em 1264, instituído pelo padre Urbano IV. Traduzido para Corpo de Cristo, é uma oportunidade para os cristãos celebrarem a Eucaristia, um dos sacramentos mais importantes para a religião. Além das famosas procissões pelos tapetes, a data é um convite à reflexão sobre Jesus Cristo.

Pra anotar aí:

Programação da Catedral de São Pedro de Alcântara para o feriado

  • Dia 13, 14 e 15: 7h20, Adoração ao Santíssimo e às 8h, Missa.
  • Dia 16 , 8h – Santa Missa, confecção dos tapetes nas ruas do Centro Histórico, 15h – Santa Missa seguida da procissão de Corpus Christi pelas ruas do centro histórico, 18h30, Santa Missa
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir