Connect with us

Oktoberfest busca alavancar turismo com geração de empregos e injeção na economia

Agenda

Oktoberfest busca alavancar turismo com geração de empregos e injeção na economia

Evento vai gerar cerca de 350 empregos diretos e indiretos. Festa ocorre de 16 a 19 e 24 a 26 de junho no Parque Municipal

Itaipava se prepara para receber a quarta edição da Oktoberfest Petrópolis. O evento, que ocorre entre os dias 16 e 19 e 24 a 26, acontece num momento crucial em que a cidade precisa de atividades para alavancar o turismo, gerando emprego e renda e injetando dinheiro no comércio local.

A previsão é de que 350 empregos diretos e indiretos sejam gerados por conta da festa. A expectativa também é de lotação nos meios de hospedagem da cidade.

Foto: Divulgação

Com uma pegada voltada à sustentabilidade, o evento cervejeiro privilegia tudo que é produzido localmente. Esta edição terá shows de bandas locais, participação de 20 cervejarias artesanais, sete restaurantes, 10 food trucks, além de uma série de atividades durante os dois fins de semana. A Oktoberfest chega a sua quarta edição com números que impressionam.

Na última festa, que ocorreu em 2019, atraiu cerca de 5 mil pessoas por dia, tendo um consumo de 20 mil litros de chope durante todo o evento.

“Petrópolis passa por um momento delicado em que eventos que mobilizem a cidade se fazem necessários. Com o adiamento da Bauernfest para agosto, a Oktoberfest surge como uma opção para o turista que gosta de aproveitar a cidade nesta época do ano. Ao mesmo tempo é uma opção de lazer para os moradores da cidade. Será um evento em que o visitante poderá chegar no início do dia e ficar até à noite participando das atividades e aproveitando a festa”, explica Antonio Nassif Jr., produtor da Oktoberfest.

Atrações para adultos e crianças

Ao todo, serão 90 horas de programação, com atrações para adultos e crianças. Ao longo do evento, terá ainda batalha medieval, desafios esportivos e cervejeiros, danças típicas, DJs, além de muita cerveja e comida típica alemã, que irão compor a Vila Germânica – espaço dedicado a homenagear a cultura alemã.

Além disso, toda a mão de obra e atividades artísticas e culturais são da própria cidade, bem como parcerias que seguem sendo firmadas com empresas e instituições locais para alavancar e beneficiar os trabalhadores de Petrópolis.

“Precisamos ter um calendário de eventos fortalecido para que possamos contornar este momento que a cidade vive de pandemia e após duas tragédias consecutivas”, diz Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação, o SindTurismo.

Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, reforça que o retorno dos eventos presenciais é essencial para Petrópolis.

“Tivemos dois meses, abril e maio, com grandes eventos de música, esporte e espiritual que alavancaram o movimento do turismo mesmo antes do inverno, que é a nossa alta temporada. A Oktoberfest atrai um público maior do que o habitual para o período, refletindo diretamente na ocupação hoteleira, na rede de gastronomia e no comércio não apenas de Itaipava, mas em toda a cidade”, afirma.

Foto: Divulgação

Já a secretária de Turismo, Silvia Guedon, diz que a Oktober será um evento que movimentará a economia local e dará oportunidade aos cervejeiros artesanais de comercializarem seus produtos e mostrarem a qualidade deste segmento econômico que cada vez mais se consolida.

“Além disso, o evento tem atrações musicais locais e danças folclóricas, que remetem à riqueza da cultura germânica. Estamos começando a alta temporada com expectativas muito positivas, com uma agenda de eventos bastante variada”, destaca Silvia.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir