Prefeitura estuda implementação de Moeda Social para ajudar na recuperação econômica de Petrópolis
Objetivo da Prefeitura é fazer política social de transferência de renda e, ao mesmo tempo, fortalecer a economia local
O munícipio de Petrópolis criou, na última semana, um Grupo de Trabalho (GT) para estudar formas de viabilizar a política da Moeda Social na cidade. Além disso, está prevista para os próximos dias uma visita de representantes do grupo a Maricá (RJ) – primeira cidade do estado a criar uma Moeda Social.
Referência no assunto em todo o país, o município da Região Metropolitana do Rio conta com a “Mumbuca” desde 2013.
Foto: Arquivo Sou Petrópolis
O objetivo da Prefeitura com a moeda social em Petrópolis é fazer política de transferência de renda e, ao mesmo tempo, fortalecer a economia local. A moeda valerá o mesmo que o Real, mas só poderá circular dentro do município.
Entenda como funciona a Moeda Social
Na prática, o beneficiário por determinada política social do município receberá recursos por essa moeda, que somente poderá ser gasta em estabelecimentos credenciados no município. Ou seja, são beneficiadas as famílias em condição de vulnerabilidade e o comércio local. No caso de Petrópolis, as pessoas afetadas pelas chuvas serão ajudadas com a nova política.
A criação da moeda social foi anunciada pelo prefeito Rubens Bomtempo em março. “A moeda social será um marco para Petrópolis. Ainda mais neste período tão difícil para a cidade, após os desastres das chuvas que sofremos nos primeiros meses do ano. Será uma forma de assistir aqueles que mais precisam e, com a mesma política, valorizar e fortalecer o nosso comércio local”, disse Bomtempo.
O Grupo de Trabalho
O GT será constituído por oito membros: dois do gabinete do prefeito, um da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, um da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, um da Secretaria de Fazenda, um da Secretaria de Assistência Social, um da Secretaria de Administração e de Recursos Humanos e um da Procuradoria Geral do município.
A coordenação do GT será exercida pelo representante da Secretaria de Assistência Social.
Veja também:
- Há um mês internada no INCA, petropolitana Pietra, de 6 anos, precisa de doações de sangue e plaquetas
- [Dia do Gari] Coletor de lixo que viralizou em Petrópolis dá aula de simpatia e bom-humor: ‘nada de tristeza’
- Museu Imperial terá entrada gratuita, palestras e oficinas em comemoração a 20ª Semana Nacional de Museus