Connect with us

Trabalho dos cães farejadores durante a tragédia de Petrópolis é tema de palestra aberta ao público nesta sexta

Cidade

Trabalho dos cães farejadores durante a tragédia de Petrópolis é tema de palestra aberta ao público nesta sexta

Evento acontece de maneira gratuita no auditório do Centro de Cultura

Eles foram indispensáveis e, para centenas de famílias, a razão pela qual obtiveram a conclusão que mereciam. Além dos voluntários e oficiais que atuaram na tragédia em Petrópolis, também foram fundamentais nas operações de busca e resgate na cidade os cães farejadores. Nesta sexta (13), o auditório do Centro de Cultura Raul de Leoni recebe, a partir das 9 horas, uma palestra aberta ao público sobre a atuação dos cães em áreas colapsadas.

Foto: Divulgação

Realizado pela Prefeitura de Petrópolis em parceria com a Guarda Civil Municipal e o Canil Rufus VonKrugdorf, o evento vai abordar a importância dos cães durante os trabalhos realizados na tragédia, além de levar ao público informações sobre como funciona o treinamento dos animais. Na ocasião, irão palestrar Alexandre Calmon, médico veterinário adestrador, e o Sargento Fábio Zomer, policial militar e adestrador do Batalhão de Ações com Cães.

Foto: Divulgação PMP

Para Alexandre, que foi um dos resgatistas em Petrópolis, a intenção é aproximar o projeto da população para que a iniciativa seja ampliada e de forma que o grupo possa atender melhor, mais rápido e com mais apoio os moradores sempre que necessário. “Nossa equipe de busca e resgate com cães já atua desde 2011. Na madrugada das chuvas que atingiram a cidade já estávamos prontos para atender. Em parceria com a Guarda, iniciamos de imediato as buscas”.

Foto: Divulgação

De acordo com Leandro Lopes, adestrador da Guarda e diretor operacional da Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública, a transparência entre os serviços prestados pelos cães e os petropolitanos é fundamental, sobretudo após um evento tão traumático. “Como a tragédia foi muito marcante para a população, nada mais justo do que mostrarmos esse trabalho que foi tão positivo”, destaca Leandro que, na ocasião, recebeu apoio de cães do Rio, Santa Catarina e, dentre outros, até da Argentina.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir