Connect with us

MPRJ vai criar protocolo de segurança sobre como agir no transporte público durante fortes chuvas em Petrópolis

Cidade

MPRJ vai criar protocolo de segurança sobre como agir no transporte público durante fortes chuvas em Petrópolis

Uma das ideias é orientar os motoristas de ônibus para que saibam como proceder nessas situações, a exemplo do que ocorreu durante a tragédia em fevereiro deste ano

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) vai criar  um Grupo de Trabalho envolvendo diferentes órgãos para elaboração de um protocolo de segurança sobre como agir no transporte público em situações de fortes chuvas em Petrópolis.

Foto: Monique Cordeiro

Uma das ideias, segundo o MPRJ, é orientar os motoristas de ônibus para que saibam como proceder em eventos de chuva intensa, prolongada e de alagamentos, a exemplo do que ocorreu durante a tragédia em fevereiro deste ano, quando dois ônibus foram arrastados pela correnteza para o rio e muitos passageiros não conseguiram se salvar.

Em princípio, integrarão o grupo de trabalho o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTRANS). “A ideia é aumentar a segurança de todos”, disse a promotora Vanessa Katz.

Para a titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do município, Zilda Januzzi, faz total diferença a pessoa saber como agir no momento correto.

“Trata-se de criar uma cultura de preparação para o desastre, com estratégia e capacitação. Outros dispositivos, como sensores e cancela para bloqueio do trânsito em determinadas vias, estão sendo planejados, mas são custosos. Entretanto, podemos agora nos planejar e treinar para enfrentar essas situações futuras”, disse.

A primeira reunião técnica para iniciar os trabalhos ficou agendada para a próxima semana, com a participação dos órgãos operacionais. Na semana seguinte o grupo deve se reunir novamente com o MPRJ para tratar do tema.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir