Petrópolis conquista título de Capital Estadual do Casamento
Medida visa valorizar a cidade que, além de histórica, é considerada um dos principais destinos para as celebrações de matrimônios no Brasil
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) declarou Petrópolis como a Capital Estadual do Casamento. A lei entrou em vigor no dia 25 de abril. A medida visa valorizar a cidade que, além de histórica, é considerada um dos principais destinos para as celebrações de matrimônios no Brasil.
Foto: Giovani Garcia
Idealizador do projeto de lei que deu o título à cidade, o deputado Gustavo Tutuca destaca que Petrópolis é marcada por belezas naturais, patrimônios históricos e espaços propícios para comemorações, o que justifica a opção dos noivos em casar na cidade.
E o que embasou o projeto de lei foi o fato de Petrópolis receber, aproximadamente, 700 casamentos por ano, além de ter mais de 100 espaços para a realização das cerimônias, o que movimenta a economia local e gera mais de cinco mil empregos diretos e indiretos.
Foto: Giovani Garcia
E a realização desses eventos na cidade gera uma série de pontos positivos, uma vez que eles movimentam todo o comércio local, como hotéis, restaurantes e salões de beleza.
Fotógrafo de Petrópolis, Giovani Garcia ressalta Petrópolis tem diferenciais que atraem os noivos.
“O primeiro é a beleza natural. A cidade é muito versátil. Tem fazendas, locais urbanos, locais históricos. Em Petrópolis, a festa de casamento vira um evento para todo o fim de semana. A localização da cidade é muito boa, fica no meio do estado, perto de tudo. Todo mundo consegue vir com tranquilidade, o deslocamento é muito bom, além de ter muitos profissionais qualificados. Eu, por exemplo, já saí daqui e fui para outros estados”, comentou.
Giovani acredita que o potencial da cidade é muito grande e que, com o devido apoio das autoridades, pode ser ainda mais valorizado. “Ainda tem muitos locais desconhecidos, muitos hotéis novos. A minha expectativa é só de crescimento. A cidade é um polo enorme de eventos e o incentivo ao turismo tem que ser feito para valorizar isso”, disse.
Profissional de educação física, Adrielly Ladeira escolheu casar em Petrópolis. A cerimônia foi em 2021.
Foto: Adrielly Ladeira
“Mesmo antes de morar aqui, sempre achei a cidade linda. Comecei a estudar aqui e graças a isso acabei ficando. O mais difícil foi escolher quais locais achamos mais bonitos, mas nos apaixonamos por um em específico. A pegada linda e equilibrada entre a beleza interna e externa do lugar definiram isso”, disse Adrielly.
Referência em canto e cerveja
Com o novo título, a cidade de Petrópolis agora acumula a terceira nomeação pela Alerj.
Antes de ser declarada como a Capital Estadual do Casamento, a cidade já havia sido nomeada como Capital Estadual da Cerveja e Capital Estadual do Canto Coral.
Veja também
- Mesmo na pandemia, Petrópolis registrou mais casamentos do que outras cidades serranas
- Município divulga nova data para Bauernfest: evento será de 12 a 28 de agosto
- Criação de um Corredor Cultural é apresentada em reunião entre Prefeitura e empresários da 13 de Maio
- 8 fotos antigas que mostram como eram os cartões-postais de Petrópolis no passado