Connect with us

Catedral entra em reta final de obra e prepara detalhes para grande reinauguração

Cidade

Catedral entra em reta final de obra e prepara detalhes para grande reinauguração

Previsão é de que o público possa conhecer o resultado final do processo de restauração da igreja daqui a dois meses

Em meio às tristes notícias que têm feito parte do cotidiano dos petropolitanos, enfim um bom motivo para sorrir! Em obras desde fevereiro de 2021, a Catedral São Pedro de Alcântara já está na reta final de seu processo de restauração. Entre as novidades que farão parte do templo estão o acesso aos sinos e a galeria autoexplicativa que permitirá ao público revisitar o passado. A expectativa é de que a reinauguração aconteça em dois meses.

Saiba mais: Reforma da Catedral: conheça 8 novidades que farão parte do templo depois da restauração

Foto: Reprodução/Instagram André Carvalho

Sem ter sido interrompida uma única vez desde que foi iniciada, a obra da Catedral é a grande primeira grande reforma desde a sua construção, em 1884. De acordo com a Mitra Diocesana de Petrópolis, o projeto segue a todo vapor com o templo aberto para visitação. “Desde o início das obras a Catedral nunca esteve fechada. A missa aconteceu todos os dias, inclusive aos sábados e domingos”.

Foto: Divulgação

E como a curiosidade é grande, a Mitra detalhou à Sou Petrópolis a situação atual da reforma. “A restauração do conjunto artístico está em fase de conclusão, com pequenos detalhes que ainda precisam ser terminados. O reforço estrutural foi concluído com êxito, assim como a construção da passarela entre o telhado e as cúpulas, e a estrutura para a galera da arte. O jardim está sendo cuidado e a imagem de Nossa Senhora já foi depositada na praça”.

Foto: Divulgação

No momento, são realizados serviços de acabamento, como a limpeza interna e externa do templo, e a restauração de trechos da antiga Casa Paroquial  – hoje Secretaria. Ainda segundo informações fornecidas pela Mitra, as principais etapas do projeto a serem concluídas incluem a instalação dos monitores que contarão a história da Catedral e do acervo da galeria de arte que farão parte da passarela.

Aqueles que quiserem acompanhar de pertinho como tem se dado o restauro da igreja podem visitá-la de terça a domingo. De segunda a sábado, acontece a missa das oito da manhã e o templo fica aberto até às 17 horas. No domingo há missas às 09h30, 11h30 e 18h30. O único dia em que a Catedral fica fechada para visitação é às segundas, dia em que é feita a limpeza do cartão-postal.

Foto: Divulgação (No jardim tem sido instalada uma grade de proteção. A grade será colocada no entorno de toda a igreja)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir