Connect with us

PARNASO reabre travessia Petrópolis-Teresópolis e áreas de camping nesta sexta

Turismo

PARNASO reabre travessia Petrópolis-Teresópolis e áreas de camping nesta sexta

Parque fica na APA-Petrópolis, a terceira área de conservação mais visitada do país. O agendamento precisa ser feito pelo site oficial do PARNASO

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma das unidades de conservação mais conhecidas no país, reabriu a travessia Petrópolis-Teresópolis e o camping na chamada “parte alta” do Parnaso.  O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) responsável pela área anunciou o agendamento para a atividade já a partir de sexta-feira (25). 

Foto: Raquel Alves

A APA-Petrópolis, na qual o Parnaso está localizado, é a terceira unidade de conservação mais visitada do país com dois milhões de pessoas por ano (número de 2019, pré-pandemia).

Como vai funcionar?

O Parnaso, que teve ingresso de visitantes reduzido na pandemia, com as flexibilizações na sequência já vinha permitindo a visita nas trilhas da ‘parte baixa’ e o acesso ao Morro do Açu, porém sem pernoite. Com a abertura autorizada pelo ICMBio, serão 30 vagas para pernoite no camping da Pedra do Sino e 30 vagas para pernoite no camping do Morro do Açu, limite diário aceito.

Foto Instagram @maladeaventuras

O Parque, no entanto, exige agendamento prévio pelo site oficial www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos, além de uma série de recomendações de segurança para os visitantes.

Foto: Luiz Henrique Lucas

Os Portais de Hércules, no Parnaso, são um cartão-postal do Brasil no exterior. Paredões e vales compõe o cenário que parece de ficção.  As trilhas que levam às partes altas do parque com cachoeiras e uma infinidade de espécies animais e uma vegetação rica completam o que já seria extraordinário.

Foto: Alexandre Milhorance

Pietro Mendes, que desde 2014 guia turistas na travessia Petrópolis-Teresópolis, já tem dois grupos agendados para abril e maio nesta reabertura do Parque. “Recebo muita gente de outros estados que procuram os atrativos naturais e, em especial, o Parnaso. É uma alegria poder ter de volta essa opção de aventura”, afirma.

Ecoturismo

Nos últimos 13 anos, o turismo em áreas protegidas aumentou mais de 300%, chegando a 15 milhões de visitantes em Unidades de Conservação (UCs) federais em 2019. E a APA-Petrópolis só perde em visitação para o Parque Nacional da Tijuca, no Rio, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

Foto: Tom Alves

Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. O Parnaso é o terceiro Parque Nacional mais antigo do país. Apenas Parna Itatiaia (1937) e Parna Iguaçu (1939) o antecederam.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir