PARNASO reabre travessia Petrópolis-Teresópolis e áreas de camping nesta sexta
Parque fica na APA-Petrópolis, a terceira área de conservação mais visitada do país. O agendamento precisa ser feito pelo site oficial do PARNASO
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma das unidades de conservação mais conhecidas no país, reabriu a travessia Petrópolis-Teresópolis e o camping na chamada “parte alta” do Parnaso. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) responsável pela área anunciou o agendamento para a atividade já a partir de sexta-feira (25).
Foto: Raquel Alves
A APA-Petrópolis, na qual o Parnaso está localizado, é a terceira unidade de conservação mais visitada do país com dois milhões de pessoas por ano (número de 2019, pré-pandemia).
Como vai funcionar?
O Parnaso, que teve ingresso de visitantes reduzido na pandemia, com as flexibilizações na sequência já vinha permitindo a visita nas trilhas da ‘parte baixa’ e o acesso ao Morro do Açu, porém sem pernoite. Com a abertura autorizada pelo ICMBio, serão 30 vagas para pernoite no camping da Pedra do Sino e 30 vagas para pernoite no camping do Morro do Açu, limite diário aceito.
Foto Instagram @maladeaventuras
O Parque, no entanto, exige agendamento prévio pelo site oficial www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos, além de uma série de recomendações de segurança para os visitantes.
Foto: Luiz Henrique Lucas
Os Portais de Hércules, no Parnaso, são um cartão-postal do Brasil no exterior. Paredões e vales compõe o cenário que parece de ficção. As trilhas que levam às partes altas do parque com cachoeiras e uma infinidade de espécies animais e uma vegetação rica completam o que já seria extraordinário.
Foto: Alexandre Milhorance
Pietro Mendes, que desde 2014 guia turistas na travessia Petrópolis-Teresópolis, já tem dois grupos agendados para abril e maio nesta reabertura do Parque. “Recebo muita gente de outros estados que procuram os atrativos naturais e, em especial, o Parnaso. É uma alegria poder ter de volta essa opção de aventura”, afirma.
Ecoturismo
Nos últimos 13 anos, o turismo em áreas protegidas aumentou mais de 300%, chegando a 15 milhões de visitantes em Unidades de Conservação (UCs) federais em 2019. E a APA-Petrópolis só perde em visitação para o Parque Nacional da Tijuca, no Rio, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.
Foto: Tom Alves
Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. O Parnaso é o terceiro Parque Nacional mais antigo do país. Apenas Parna Itatiaia (1937) e Parna Iguaçu (1939) o antecederam.
Veja também:
- 10 fatos e curiosidades sobre o PARNASO, em Petrópolis
- 7 passeios para curtir o dia no PARNASO, em Petrópolis
- 11 roteiros para aproveitar o melhor de Petrópolis
- 15 restaurantes para um almoço com ótimo custo-benefício no Centro Histórico de Petrópolis
- 14 lugares para praticar exercícios físicos ao ar livre em Petrópolis
- 20 programas ao ar livre para fazer em Petrópolis
- 21 restaurantes em Petrópolis que oferecem mesas ao ar livre