Dezenas de animais são resgatados em Petrópolis e ONGs fazem apelo por lares temporários
Só o Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD) recebeu mais de 50 pedidos de ajuda para salvar os animais desde a noite de domingo (20)
Trinta e cinco dias após a maior tragédia já registrada em Petrópolis, a cidade volta a enfrentar mais um desafio. Com a chuva intensa nos últimos dias, as ruas ficaram alagadas, casas foram derrubadas e mais de mil famílias ficaram desabrigadas. Entre crianças, adultos e idosos, dezenas de animais também foram resgatados e precisam urgente de um lar temporário.
Foto: Aline Massuca/Metrópoles
O Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD) recebeu mais de 50 pedidos de resgate em casas que ficaram ilhadas e destruídas. Eles reforçam que todos esses animais possuem tutores e que querem os animais de volta assim que se realojarem. Portanto, a ajuda seria temporária.
Foto Divulgação GRAD
“Nossas equipes estão a campo fazendo o que é possível, pois os riscos são iminentes. Somente nessa manhã (21/03) já foram vários animais resgatados. Os tutores estão desesperados, pois saíram de casa e não conseguiram levar seus animais. Está tudo muito instável e inseguro. Precisamos novamente de ajuda”, o GRAD faz apelo nas redes sociais.
Foto: ONG Irmão Animal
Na CliniPet, Veterinária Popular do Alto da Serra, estão quatro cães, cinco felinos, oito galinhas, um galo e um pintinho que foram resgatados do Morro da Oficina. Além desses, um outro cão resgatado na Lopes Trovão também está na clínica aguardando um lar temporário.
A clínica veterinária está aberta há mais de 30 dias para atender, voluntariamente, apenas os animais resgatados desde a tragédia do dia 15 de fevereiro.
Foto Divulgação GRAD
Perguntamos na tarde de segunda-feira (21) quantos animais foram resgatados pela COBEA, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta por parte da prefeitura.
Como ser lar temporário?
O GRAD está acolhendo os animais resgatados, mas precisam de um lar temporário para eles. Se você pode ajudar adotando, temporariamente, um deles, entre em contato através desse número (21) 98166-5977.
A CliniPet (@clinipetveterinariapopular), a Dog’s Heaven (@dogsheaven), a ONG Irmão Animal (@irmaoanimal), entre outras entidades de proteção também estão divulgando vários animais para lar temporário ou adoção em suas redes sociais.
O cadastro para dar lar temporário também pode ser feito pelo WhatsApp da COBEA: (24) 99204-0647.
Adote um animal
Se puder, essa é a melhor opção para ajudar neste momento. Isso porque os abrigos já estão superlotados com animais perdidos e abandonados, fora todos os outros que precisaram ser acolhidos enquanto seus tutores não encontram uma casa segura.
O GRAD, a Dog’s Heaven e diversas outras ONGs estão com centenas de animais – filhotes, adultos e idosos – para adotar. Para saber mais, entre em contato com eles através das redes sociais divulgadas no tópico acima.
Filhotes para adoção – Foto: Divulgação GRAD
Doações através do PIX
A maneira mais prática e eficaz de ajudar é pelo PIX. Quem quiser contribuir com a causa animal através do GRAD pode fazer doações para continuar ajudando os animais resgatados.
Pix: CNPJ 04.085.146/0001-38
A CliniPet também vem divulgando seu PIX para quem puder ajudar com os gastos do tratamento que a veterinária vem tendo com os animais resgatados e machucados.
Pix: 24 988316821
CliniPet Clinica Veterinária Popular LTDA
Banco Itaú
Agência 0122
Conta Corrente 99732-3
CNPJ: 41.901.896/0001-67
Como ajudar com doações?
Além de um lar temporário, os animais também necessitam de doações de rações, remédios e vermífugos. Você pode ajudar deixando sua doação nos pontos de arrecadação listados aqui.
Veja também:
- Índice pluviométrico de 534,4 milímetros é o maior registrado na história de Petrópolis em 24 horas
- Universidade emite nota de pesar pela morte de professor em tragédia de Petrópolis
- Polícia Civil divulga nomes das vítimas da chuva deste domingo em Petrópolis
- Trânsito: veja quais ruas estão interditadas nesta segunda-feira em Petrópolis
- Prefeitura mantém suspensão das aulas em escolas, CEIs e universidades de Petrópolis nesta terça
- Duas pessoas são resgatadas após quase serem carregadas por correnteza em Petrópolis; veja vídeo
- Petropolitanos manifestam tristeza e indignação diante de tragédias sucessivas: ‘isso não pode ser normalizado’
- Mais de 600 pessoas ficam desalojadas em Petrópolis após temporal; confira a lista de pontos de apoio