Após 2 anos, PARNASO reabre áreas de camping e a Travessia Petrópolis x Teresópolis na próxima sexta
O agendamento precisa ser feito pelo site oficial do PARNASO
Os amantes de montanhas já podem comemorar. O ICMBio anunciou ontem (18) que vai reabrir as áreas de camping do PARNASO (Morro do Açu e Pedra Sino) e a Travessia Petrópolis x Teresópolis.
A reabertura acontece na próxima sexta-feira (25/03), dois anos após o início da pandemia da Covid-19.
Foto: Tom Alves
Até então, só a “parte baixa” do Parque Nacional Serra dos Órgãos (PARNASO) e o bate volta até o Morro do Açu estavam liberados para visitantes.
O pernoite ocorrerá somente mediante agendamento prévio através do preenchimento de um formulário, que estará disponível para cadastro a partir da próxima semana. Para conferir todas as regras e instruções antes de fazer a travessia, acesse o site oficial do PARNASO, clicando aqui.
Foto: Raquel Alves
Serão disponibilizadas diariamente 30 vagas para pernoite no camping da Pedra do Sino e 30 vagas para pernoite no camping do Morro do Açu.
Os ingressos para trilhas e travessias estão sendo vendidos antecipadamente pelo site www.parnaso.tur.br ou na própria bilheteria, que fica no Bonfim, de acordo com a disponibilidade.
De acordo com a administração do PARNASO Petrópolis, os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão respeitados de acordo com as regras do município. Nessa semana a Prefeitura de Petrópolis flexibilizou o uso de máscara em ambientes ao ar livre.
Foto Instagram @maladeaventuras
Guias de turismo comemoram
A notícia da reabertura foi muito comemorada pelos guias de turismo da cidade, que após enfrentarem a crise da pandemia, agora estão tendo que lidar com os efeitos da tragédia de fevereiro.
Para André Vasconcellos, guia de ecoturismo e de montanha há seis anos, a reabertura da travessia e das áreas de camping chegam como um alento e incentivo para o setor.
“Ficamos muito presos e limitados na pandemia, então com essa reabertura é mais um atrativo que podemos oferecer, ainda mais depois do que Petrópolis passou. Para podermos espelhar a cidade e trazer mais investimentos para cá, precisamos desses atrativos turísticos. A travessia sendo aberta, vai gerar bastante movimentação, principalmente na área perto do parque. Estamos muito felizes com essa notícia!”, comenta André.
Veja também:
- 10 fatos e curiosidades sobre o PARNASO, em Petrópolis
- 7 passeios para curtir o dia no PARNASO, em Petrópolis
- 11 roteiros para aproveitar o melhor de Petrópolis
- 15 restaurantes para um almoço com ótimo custo-benefício no Centro Histórico de Petrópolis
- 14 lugares para praticar exercícios físicos ao ar livre em Petrópolis
- 20 programas ao ar livre para fazer em Petrópolis
- 21 restaurantes em Petrópolis que oferecem mesas ao ar livre