Psicólogos oferecem atendimento gratuito após tragédias consecutivas em Petrópolis
Profissionais se unem para oferecer atendimento às vítimas da tragédia
*Atualizada às 17h25 do dia 28 de março de 2022
As tragédias que assolaram Petrópolis no dia 15 de fevereiro e em 20 de março causaram estragos não somente materiais, mas também físico e mentais. Diversos profissionais se comoveram com a causa e estão oferecendo serviços psicológicos gratuitos à população afetada pela tragédia.
Foto: Matheus Rodrigues / g1
SOS Apoio Emocional
O Instituto Entre Laços abriu uma linha para suporte emocional aos enlutados, desabrigados e desalojados pela tragédia em Petrópolis. A linha ficará aberta até o dia 25 de fevereiro.
Horário: 9h às 21h
Telefone: (21) 97504-6070
SOS Petrópolis
A Clínica Psicologando oferece atendimento psicológico online e gratuito para as famílias que foram afetadas com as chuvas.
Para agendar a sua consulta basta preencher o formulário aqui.
WhatsApp: (21) 97481-1483
Instagram: @psicologandorj
Projeto PSI Petrópolis
O projeto oferece terapia gratuita durante seis meses, consultas semanais de 50 minutos de duração, atendimento on-line para todas as idades. O grupo oferece tudo isso sem taxa, cobrança e obrigatoriedade.
Existem alguns pré-requisitos para os pacientes:
- Ser morados de Petrópolis
- Ter acesso à internet para poder fazer as consultas on-line
Se você se encaixa nesses quesitos, o projeto pede que você clique aqui, entre no grupo do WhatsApp e aguarde o agendamento do seu atendimento.
Instagram: @listapsibrasil
Fisioterapia Solidária
A fisioterapeuta Maria Antônia Correa iniciou um pequeno movimento por meios das mídias sociais com a intenção de juntar profissionais da fisioterapia para prestar atendimento gratuito. Seja em seus próprios espaços ou por meio de atendimento domiciliar, para pessoas que de alguma forma foram atingidas pelas chuvas e precisam de atendimento em saúde.
Mais informações: (24) 99815-9047 ou pelo Instagram @mariacorrea.fisio
ABT – Associação Brasileira de Trauma
O grupo de terapeutas composto por quase 50 terapeutas, maior parte do Rio, trabalham no tratamento do estresse agudo que pode acontecer em desastres e outras situações potencialmente traumáticas.
As profissionais são associadas a ABT e trabalham com a metologia Somatic Experiencing, que tem o objetivo de regular os desequilíbrios físicos e emocionais característicos dessas situações.
O grupo oferece seis sessões de forma voluntária. Os atendimentos são feitos, na maioria, online, mas há possibilidade de atendimento presencial pelas psicólogas de Petrópolis.
Contato: (21) 99995-4518 Jessa / (21) 99286-2581 Narda
Plantão Psicológico – UNIFASE
O Plantão Psicológico, criado pelo curso de psicologia em conjunto com a direção da UNIFASE, tem o objetivo de atender e acolher a população de Petrópolis após a tragédia. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira no Ambulatório Escola, no Samambaia.
SulAmérica em parceria com a Docway
As empresas estão oferecendo atendimento online emergencial gratuito com médicos e psicólogos a moradores e profissionais que estão na linha de frente em Petrópolis e região.
Os atendimentos devem ser agendados por telefone ou site e são voltados para quem esteja apresentando insônia, irritabilidade, angústia, diarreia, vômitos ou sintomas semelhantes.
Contato: 4020-6316 ou site SulAmérica.
Prefeitura de Petrópolis
A Secretaria de Saúde da prefeitura disponibilizou uma equipe composta por psicólogos, neurologistas, psiquiatras e do serviço social para atender as vítimas da tragédias. Os atendimentos serão realizados por meio dos postos de saúde do município e no CAPS, localizado na Rua Montecaseros, 576- Centro.
O horário de atendimento é de segunda a sexta, de 9h às 17h.