Connect with us

Petrópolis tem 10 casos confirmados de influenza na primeira semana de janeiro

Cidade

Petrópolis tem 10 casos confirmados de influenza na primeira semana de janeiro

Dados da Secretaria de Saúde revelam que, desse total, cinco pessoas evoluíram para síndrome respiratória aguda grave e precisaram ficar internadas

Apenas na primeira semana de janeiro, Petrópolis já confirmou dez casos de influenza. Segundo a Secretaria de Saúde do município, desse total, cinco pessoas evoluíram para síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e precisaram de internação.

Foto: Reprodução OPAS

Considerando os dados entre o mês de novembro e esta primeira semana de janeiro, a cidade já contabiliza 43 casos confirmados da doença. Desses, 17 pacientes evoluíram para SRAG e foram internados. Os outros 26, apresentaram a Síndrome Gripal (SG) e não precisaram ser hospitalizados.

E este número de casos pode ser ainda maior, uma vez que, segundo a orientação da Secretaria de Estadual de Saúde, as testagens em pacientes com síndrome gripal só devem ser realizadas em pessoas com mais de 60 anos, menores de cinco anos, puérperas e gestantes. Para esses casos, o município tem uma cota de apenas cinco exames por semana.

Já em pessoas com suspeita de SRAG, a testagem é realizada em todos os casos, segundo informou o município.

Vacinas esgotadas

As vacinas contra influenza estão esgotadas na rede pública do município. A Sou Petrópolis aguarda resposta da Secretaria de Saúde para saber se há previsão para chegada de novas doses.

O município recebeu 2.370 doses neste último lote, que foram aplicadas entre a tarde de segunda-feira (3) e a manhã de quarta-feira (5).

A cidade tem, atualmente, mais de 126 mil pessoas vacinadas contra influenza desde o início da campanha de imunização, em abril do ano passado.

Prevenção

A Secretaria de Saúde afirma que, apesar da queda do número de internações e mortes por Covid-19 nos últimos meses, é fundamental que a população siga tomando os cuidados adotados ao longo da pandemia: evitar aglomeração, usar máscara e álcool em gel.

Essas medidas, além de evitar um novo aumento dos números da Covid-19, contribuem para a prevenção da influenza. “Fazendo isso, além de cuidar da própria saúde, o cidadão evita uma sobrecarga no sistema municipal de saúde”, diz a nota.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir