Connect with us

Saúde orienta pessoas com sintomas gripais leves a buscarem atendimento nas unidades de saúde dos bairros

Cidade

Saúde orienta pessoas com sintomas gripais leves a buscarem atendimento nas unidades de saúde dos bairros

Com o aumento da procura nas UPAs por atendimento médico, UBSs e PSFs estão atendendo casos gripais leves

Pessoas com sintomas gripais leves que precisem de atendimento podem se dirigir a qualquer uma das mais de 50 unidades de Saúde – UBSs e PSFs – em funcionamento em bairros dos cinco distritos do município. A orientação da Secretaria de Saúde visa reduzir a sobrecarga na UPA Cascatinha – unidade de referência para pacientes com sintomas respiratórios mais graves. Desde o início da semana o local registra um movimento três vezes maior que o normal. 

Foto Divulgação PMP

O secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho lembra que nos postos dos bairros a população encontra também testes rápidos (swab rápido de antígeno, com resultado em 15 minutos) para covid-19 detecção do novo coronavírus. Nas UBS Itaipava, Itamarati, Quitandinha, Retiro, Posse e Pedro do Rio e no Centro de Saúde, pacientes também podem fazer o teste RT-PCR para a doença. 

“Normalmente os sintomas gripais leves podem ser tratados em casa, mantendo a hidratação e fazendo repouso. Mas se a pessoa com sintomas leves precisar, pode procurar a unidade de saúde do seu bairro. O número de atendimentos praticamente triplicou nos últimos dias na UPA Cascatinha. Importante que as pessoas saibam que devem procurar a unidade de emergência somente no caso de sintomas mais graves. Para casos leves, o cidadão pode buscar os postos de saúde dos bairros, perto de casa”, orienta o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Vacina contra Influenza (gripe) chegou a 14 salas de vacina em Petrópolis

Salas de vacina de 14 equipamentos de saúde do município receberam na manhã desta quinta-feira (16) 2.200 doses do imunizante contra a Influenza, vírus da gripe.  O lote entregue pelo Estado nesta quarta-feira (15) chega no momento em que a demande pacientes com sintomas gripais vem aumentando. 

Frasco da vacina influenza que age contra a gripe — Foto: saASAS

A   vacina contra a influenza está sendo distribuída pela equipe da Divisão de Imunização nesta quinta-feira (15) para as UBSs Morin, Alto Independência, Quitandinha, Mosela, Retiro, Itamarati, Itaipava, Araras e Pedro do Rio; nos PSFs Alto da Serra, São Sebastião e Posse, além do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e do Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira.  

A campanha de Imunização contra a gripe teve início em abril e foi realizada até julho, mas as doses continuaram disponíveis nas salas de vacina. Petrópolis tem, até o momento, 122.226 moradores que receberam o imunizante contra a influenza. Ao todo, 84.357 pessoas que fazem parte do público alvo da campanha e outras 37.869 pessoas que procuraram as unidades durante a campanha, foram vacinadas.

Cobertura vacinal

O município tem 68,9% de cobertura, considerando o público alvo da campanha. Foram imunizados na cidade 50.703 idosos e 14.766 crianças, o que corresponde a 85,9% e 72,48% de cobertura, respectivamente, para estes grupos.

#ConscientizaPetrópolis: Por que tomar a vacina contra a gripe?

O aumento da transmissão do vírus da gripe A é o tema do Conscientiza Petrópolis desta semana. Médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Antonio Luiz Chaves Gonçalves, explica sobre a transmissão do vírus neste momento e a melhor forma de prevenir a doença.

De acordo com ele, no inverno, momento em que o vírus da gripe circula mais, as pessoas estavam mais cuidadosas com relação à covid-19, o que fez com que a influenza não circulasse de maneira expressiva.

Porém, neste momento que as pessoas estão negligenciando os cuidados, segundo o especialista, o vírus começou a se disseminar.

O médico pede para que a população busque a vacina, disponível gratuitamente na rede pública de saúde, e lembra que a imunização será necessária novamente no ano que vem.

https://www.facebook.com/soupetropolis/videos/964500130814138

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir