Connect with us

Conheça 7 brasileiros ilustres que passaram por Petrópolis

História

Conheça 7 brasileiros ilustres que passaram por Petrópolis

Ao longo da história, a cidade atraiu nomes reconhecidos da literatura, artes, inovação e política. Personalidades foram resgatadas no livro “Brasileiros ilustres em Petrópolis”, obra deixada pelo professor Jeronymo Ferreira Netto, que morreu em 2019

Conhecida como o lugar escolhido pelo Imperador D. Pedro II para passar o verão, Petrópolis mostra que desde o século 19 é atrativa para quem busca qualidade de vida e, por que não, inspiração?

A proximidade com a capital faz com que muitas pessoas fixem residência na cidade sejam atraídas pelo clima, pela segurança e/ou pela natureza exuberante.

Ao longo da sua história, a cidade atraiu diversos nomes reconhecidos da literatura, artes, inovação e também da política.

No livro “Brasileiros ilustres em Petrópolis”, publicado em 2004, o professor Jeronymo Ferreira Alves Netto resgata algumas dessas personalidades contando sobre suas passagens pelo município.

Livro “Brasileiros ilustres em Petrópolis” – Divulgação

Professor de História, Jeronymo morreu em Petrópolis no ano de 2019, aos 82 anos, deixando um legado importante conquistado durante sua trajetória e essa obra, de fundamental importância para a memória da cidade.

N meio, o professor Jeronymo, autor do livro “Brasileiros ilustres em Petrópolis” – Divulgação/UCP

1) Alberto Santos Dumont

Nascido em Minas Gerais, em 1873. Viveu também em São Paulo e na França. Foi em Paris que ganhou notoriedade e o título de pai da aviação após conduzir o primeiro dirigível em volta da Torre Eiffel.

Ele também foi considerado pelo Aeroclube da França como a primeira pessoa a decolar a bordo de um avião – em objeto mais pesado que o ar.

Santos Dumont – Foto Reprodução livro “Brasileiros ilustres em Petrópolis”

Anos mais tarde, Santos Dumont escolheu Petrópolis para ter uma casa compacta e aconchegante, que hoje é conhecida como “A Encantada” e funciona como museu.

No local, é possível ter acesso a inovações de Santos Dumont e como era seu estilo de vida.

2) Carlos Oswald

Pintor, desenhista, vitralista, escritor e professor, Carlos Oswald nasceu em 1882 na Itália, mas foi registrado também no consulado brasileiro.

Carlos Oswald – Foto Reprodução livro “Brasileiros ilustres em Petrópolis”

Ao longo da vida passou por diversas cidades do mundo, expondo suas artes. A partir de 1926 passou a morar em Petrópolis e foi responsável pela construção dos murais e vitrais das capelas da Catedral: “Panteón dos Imperadores e “Capela do Batistério”.

Na cidade, também contribuiu com publicações da Editora Vozes. Ele morreu em Petrópolis em 14 de fevereiro de 1971.

3) Getúlio Vargas

Ex-presidente do Brasil era figura conhecida na cidade onde passava os verões no Palácio Rio Negro.

Getúlio Vargas – Foto Reprodução livro “Brasileiros ilustres em Petrópolis”

Moradores da cidade contam que era comum vê-lo pelas ruas do Centro Histórico. Segundo o livro do professor Jeronymo, o ex-presidente também era frequentador da Catedral São Pedro de Alcântara e do Museu Imperial.

4) Heitor da Silva Costa

Nascido no Rio em 1873, o engenheiro foi responsável pela construção do Cristo Redentor.

Heitor da Silva Costa – Foto Reprodução livro “Brasileiros ilustres em Petrópolis”

Em Petrópolis, mantinha residência e foi responsável pelas construções da Vila Itararé, da Catedral São Pedro de Alcântara e do Trono de Fátima.

5) Oswaldo Gonçalves Cruz

Muitos não sabem, mas o médico e sanitarista brasileiro, Oswaldo Cruz foi o primeiro prefeito de Petrópolis.

Oswaldo Cruz – Foto Reprodução livro “Brasileiros ilustres em Petrópolis”

No livro, o professor Jeronymo conta que o médico já tinha grande afinidade com a cidade e que foi convidado para ocupar o cargo por Nilo Peçanha, presidente do Estado do Rio na época.

“Embora relutando em aceitar sua nomeação para tão honroso cargo, acabou cedendo aos argumentos do político fluminense, sendo nomeado prefeito de nosso município, a 28 de julho de 1916”.

O mandato foi cumprido apenas até janeiro de 1917 por conta de problemas de saúde que Oswaldo Cruz enfrentava. Ele morreu em Petrópolis em 11 de fevereiro de 1917.

6) Ruy Barbosa de Oliveira

Nascido em 1849 em Salvador, Ruy Barbosa era considerado polímata (pessoa que conhece muitas ciências). Era político, jurista, advogado, escritor, jornalista, orador…

Ruy Barbosa – Foto Reprodução livro “Brasileiros ilustres em Petrópolis”

Sua relação com Petrópolis começou em 1901, após receber um conselho médico devido a uma enfermidade de sua esposa. Inicialmente, alugou uma residência na Rua Paulo Barbosa e depois comprou uma casa na Rua Ipiranga, que apelidou de “Sweet home” (doce lar). Quem passa pelo local pode conferir uma plaquinha indicando a casa que pertenceu a Ruy Barbosa.

Ele morreu em Petrópolis em 1º de março de 1923.

7) Visconde de Mauá

Assim ficou conhecido Irineu Evangelista de Souza, comerciante, industrial e banqueiro, responsável por inaugurar a primeira estrada de ferro do Brasil – que liga o Porto Mauá – na baía de Guanabara – a Serra da Estrela, em Petrópolis.

Visconde de Mauá – Foto Reprodução livro “Brasileiros ilustres em Petrópolis”

A estrada foi inaugurada em 30 de abril de 1854. Mais tarde, em julho de 1881, teve início a construção do trecho conhecido por Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, ligando finalmente a Corte a Petrópolis.

De acordo com o professor Jeronymo, este era um sonho do Visconde de Mauá, que também se destacou em outras áreas durante a vida, como nos serviços públicos, comunicações e melhorias urbanas.

Ele morreu em Petrópolis em 21 de outubro de 1889, poucas semanas antes da queda do Império.

Veja também: [QUIZ] Será que você sabe as respostas para essas curiosidades de Petrópolis?

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir