Connect with us

Você sabia que um petropolitano já ganhou o Prêmio Nobel de Medicina?

História

Você sabia que um petropolitano já ganhou o Prêmio Nobel de Medicina?

Peter Brian Medawar foi um dos responsáveis por criar a base para a prática médica do transplante de órgãos e tecidos

O Prêmio Nobel reconhece personalidades que desenvolveram trabalhos essenciais para a humanidade em diversas áreas. Em mais de 120 anos da premiação, porém, nenhum brasileiro foi oficialmente condecorado. Mas e se te dissermos que um petropolitano já conquistou a honraria?

Foto: Reprodução Internet

Peter Brian Medawar foi um zoólogo, cientista e escritor, nascido em 28 de fevereiro de 1915, em Petrópolis. Sua principal pesquisa foi sobre como os enxertos de pele poderiam ajudar vítimas de queimaduras, além dos mecanismos de rejeição e resposta imune quando um corpo estranho é introduzido no organismo de uma pessoa.

Este trabalho foi fundamental para a prática médica de transplantes de tecidos e órgãos e rendeu ao petropolitano a prestigiosa medalha de Medicina e Fisiologia, em 1960. A homenagem foi dividida com o australiano Frank Macfarlane Burnet, que também desenvolveu pesquisas importantes na área.

Foto: Reprodução Internet

Por que ele não é considerado brasileiro?

Peter é filho de um pai libanês e uma mãe britânica, que viveram por muitos anos em Petrópolis e, por isso, tinha dupla nacionalidade: brasileira e britânica.

Na página oficial do Prêmio Nobel consta que Medawar nasceu no Rio de Janeiro. Porém o texto trata ele mais como britânico do que brasileiro. Mas por quê?

Em 1928, Medawar foi enviado para a Inglaterra a fim de cursar o equivalente ao atual Ensino Médio no prestigiado Marlborough College. Ainda no país, ingressou na Universidade de Oxford, onde cursou Zoologia e Patologia.

Foi no Reino Unido que Medawar completou 18 anos. Com a maioridade, ele precisaria voltar ao Brasil para o alistamento militar.

No entanto, seu pai e seu padrinho, o até então ministro do Trabalho, Salgado Filho, conversaram com o ministro da Guerra na época (e futuro presidente), Eurico Gaspar Dutra, para tentar livrá-lo de cumprir o alistamento, o que não adiantou.

Foto: Reprodução Internet

Escritos sugerem que, por se recusar a fazer o serviço militar obrigatório, Medawar teria pedido a nacionalidade brasileira. Outros afirmam que ele renunciou à cidadania brasileira por não ter pretensão de voltar ao país. E há também os que dizem que, para o Brasil ele continuou sendo brasileiro e para a Inglaterra, inglês.

Apesar das controvérsias, fato é que Peter Brian Medawar, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 1960, nasceu em terras petropolitanas.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir