Connect with us

Com aumento de visitantes na pandemia, moradores se unem para tornar Secretário sustentável

Petrópolis do bem

Com aumento de visitantes na pandemia, moradores se unem para tornar Secretário sustentável

No Dia da Terra, conheça o projeto que tem unido moradores, sitiantes e apaixonados pelo distrito

Pensada como uma data para se promover a consciência ambiental, o Dia da Terra também traz consigo a ideia de intensificar o desenvolvimento de práticas sustentáveis ao redor do globo. Em Petrópolis, um grupo de moradores, sitiantes e apaixonados por Secretário decidiu dar início a um projeto para zelar pelo distrito e torná-lo sustentável – socialmente e ambientalmente – e seguro tanto para quem nele reside, quanto para quem o visita.

A vontade de colocar o projeto em prática é anterior à pandemia, mas, durante o período, ganhou ainda mais sentido. Num tempo em que as áreas rurais de Petrópolis se tornaram refúgios para um fim de semana ou, quem sabe, um ano, a valorização dos locais desperta a importância do desenvolvimento de práticas que possam zelar pelos ambientes, sem que eles percam sua essência. E é disso que se trata o projeto Secretário Sustentável.

Foto: Divulgação

De acordo com Janice Caetano, moradora e idealizadora da iniciativa, a ação vai acontecer em diferentes eixos: da capacitação de jovens como agentes de Comunicação Socioambiental ao ordenamento da Cachoeira do Poção e do Centro. “São eixos que influenciam diretamente todo o processo de desenvolvimento de uma localidade. Com a pandemia nós notamos o aumento dos visitantes e, com ele, o aumento do lixo, do desmatamento da cachoeira”.

Chegando a dias em que, segundo Janice, os carros na região da cachoeira chegaram a mais de 300, o grupo se uniu para pensar em atitudes que possam organizar o fluxo de pessoas no distrito e torná-lo mais sustentável. Para isso, será realizado o reflorestamento do entorno do Poção, a implementação de lixeiras, a capacitação de jovens enquanto guardiões ambientais e, junto à Prefeitura, a criação de postos da Guarda Municipal e o aumento da coleta de lixo.

Fotos: Divulgação

“A gente decidiu lançar um projeto de proteção a nossa terra, então os moradores de Secretário vão contribuir monetariamente para a construção de algumas ações. Toda a construção das cabines vai ser feita via arrecadação de doações para que a gente possa fazer um projeto completo e sinérgico. Às vezes a organização pode se transformar numa atitude sustentável, e uma das nossas intenções é organizar para proteger a água que nos abastece”.

Pautado pela ideia de que o conhecimento transforma, o projeto também vai aprimorar o descarte de lixo na região a partir da implementação da coleta seletiva e dos sistemas de reciclagem. Foram cerca de dois meses de planejamento das ações que, a partir dos próximos dias, serão colocadas em prática. Da Prefeitura, o projeto já obteve a autorização para a construção das cabines. Agora, é mãos à obra!

“O cronograma é começar com a convocação dos meninos para capacitação e o reflorestamento da beira da cachoeira. Existe uma lixeira em frente a ela que vamos remodelar para que ela fique integrada ao ambiente sustentável. Nossa intenção é ter um time que possa defender seus territórios. A gente só cuida do que a gente conhece. A gente quer passar a ele uma sensação de pertencimento. É agir localmente, mas pensar globalmente”.

Sobre o Instituto Caminho da Roça

Janice tem sítio em Secretário há 24 anos e, graças à pandemia, teve seus planos de morar na região antecipados. Mas sua atuação com a causa ambiental não é de hoje. Jornalista, deu início aos estudos na área há cerca de 15 anos. Especializada em gestão ambiental, responsabilidade social e mediação de conflitos socioambientais, fundou, em 2015, o Festival AgroSerra – da roça ao prato, e, em 2019, o Instituto Caminho da Roça.

Com o propósito de levar o desenvolvimento social, ambiental e econômico à Vila de Secretário e arredores, o Instituto Caminho da Roça, que tem como conselheiro Marcelo Pinto, tem proporcionado à população local uma visão ampliada da educação, da arte, dos princípios de sustentabilidade e empreendorismo a partir de atividades, cursos e projetos que levam à equidade de gênero, de raça e de classe social.

Fotos: Divulgação

Fazem parte dos projetos do Instituto o Programa de Inclusão Digital, o Projeto OLHAR – com aulas de fotografia gratuitas, a Biblioteca Pública, os cursos de espanhol, violão, canto e teclado – também sem custo, além do Projeto Empreendedor – em parceria com o SENAI e o Coletivo Mais Nós, com mulheres artesãs de Secretário. Mais informações sobre o Instituto Caminho da Roça e sobre o Secretário Sustentável podem ser obtidas na página @institutocaminhodaroca ou então pelo site https://www.institutocaminhodaroca.com.br/.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir