Connect with us

Vacinação contra Covid-19 para idosos a partir de 70 anos segue em oito pontos de Petrópolis

Cidade

Vacinação contra Covid-19 para idosos a partir de 70 anos segue em oito pontos de Petrópolis

A Secretaria de Saúde orienta os idosos de que o movimento é menor à tarde e o agendamento pode ser consultado via internet

Petrópolis segue vacinando idosos a partir de 70 anos em oito pontos de vacinação até que todas as pessoas dessa faixa etária recebam a primeira dose do imunizante. Até a tarde de ontem 12.520 pessoas já tinham sido cadastradas no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Em todas as unidades o cadastro é distribuído em horários da manhã e da tarde e a Secretaria de Saúde orienta que as pessoas respeitem o agendamento, comparecendo aos locais de vacinação no período estipulado.

Foto: Andreia Constâncio

“Com a ampliação das faixas etárias, o público vai ficando cada vez maior. Temos ampliado os locais de vacinação, reforçado equipes em alguns pontos e também o número de agendamentos nas unidades. Mas é fundamental que as pessoas respeitem o agendamento, comparecendo no período marcado”, explica o secretário Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Vacinação em oito pontos da cidade

No site, os idosos podem optar entre oito pontos de vacinação disponíveis: o Petropolitano Football Club (na Avenida Roberto Silveira), a Escola Municipal Josemar Contage, em Corrêas, o Clube Palmeira, no Itamarati e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Morin e Quitandinha.  A vacinação também pode ser agendada para um dos pontos, que atendem no sistema de drive thru, no Parque Municipal (em Itaipava), no campus da UCP na Rua Benjamim Constant, no Centro ou na área ao lado da quadra da UCP, no Bingen.

Nesta quarta-feira (31), um erro no sistema de cadastramento permitiu o agendamento de um número de pessoas maior do que o previsto para o Clube Palmeira, no Itamarati. A consequência foi aglomeração no local. “Como não haveria tempo hábil para remanejamento do público, a secretaria convocou mais profissionais e ampliou as equipes para atendimento (geralmente há uma mesa de vacinação em cada ponto e nesta quarta, excepcionalmente, foram montadas cinco mesas no local)”, explicou a SMS, que também se desculpou pelo ocorrido.

Foto: Andreia Constâncio

Em outros pontos da cidade também foram registradas cenas de aglomeração nesta manhã. A SMS orientou que as pessoas deem preferência pela vacinação na parte da tarde, que vem ficando menos movimentada, e pediu que os idosos e familiares respeitem o distanciamento mínimo de 1,5m nas filas.

Idosos relatam a emoção de receber a primeira dose da vacina

“Estou feliz por receber a vacina. Estava ansiosa por este dia. Tenho pressão alta e problemas de coração e quase não saio de casa. Fico mais aliviada. É muito importante que todos tomem a vacina”, destaca a idosa Ana Maria Cinza, de 71 anos, que esteve ontem no começo da tarde no ponto de vacinação do Palmeira, onde uma estrutura especial foi montada com cinco equipes de vacinação com oito vacinadores para atender as pessoas agendadas ontem.

“Perdemos duas pessoas próximas por conta desta doença. Me emocionei ao tomar a vacina hoje”, contou Sérgio Schimidt, que estava acompanhado pela esposa, Vera, também vacinada, e pela filha Jane Schmidt.

“Eu nem dormi esta noite tamanha a ansiedade que eu estava para conseguir tomar a vacina”, contou Aparecida Cardoso Delfina, de 73 anos, que estava acompanhada pelo filho Fernando Cardoso Borges. “Estávamos esperando muito por este momento. Ela é muito ativa. É um alívio conseguir trazê-la para receber a vacina hoje”, disse.

Idosos que tenham dificuldade para acessar a internet podem fazer o agendamento pelos telefones 2233-8850 ou 2233-8852. O setor funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

Em caso de dúvidas, os dados sobre o agendamento também podem ser consultados após o cadastro pelo endereço https://smspetropolis.net.br/consultaVacina.html.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir