Connect with us

Hospital SMH atinge 100% de ocupação em leitos de UTI para Covid-19 e faz apelo à população

Cidade

Hospital SMH atinge 100% de ocupação em leitos de UTI para Covid-19 e faz apelo à população

Diretor executivo do hospital disse que houve aumento da demanda de internações para jovens e orienta que população só saia em caso de extrema necessidade para ir ao médico, hospital ou farmácia: “única alternativa agora é, quem puder, fique em casa”

Com 100% de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o diretor executivo do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa, Fernando Baena, afirmou que a situação sanitária com relação à covid-19 é gravíssima em Petrópolis nesta segunda-feira (29).

Foto Divulgação

Baena faz apelo para que as pessoas só saiam de casa se for extremamente necessário, ou seja, para ir ao trabalho, médico, hospital ou farmácia. Objetivo é frear o avanço da pandemia na cidade. “A população não deve esperar que o poder público ou qualquer autoridade diga o que se deve ou não fazer. A única alternativa agora é, quem puder, fique em casa. Não é sair para comprar roupa, para comer, beber ou malhar. Essa é a atitude a ser tomada por aqueles que não querem dar adeus a conhecidos ou familiares, ou ainda perder a própria vida”, alerta.

Diretor executivo do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa, Fernando Baena – Foto Divulgação

Aumenta a demanda de jovens sendo internados

De acordo com ele, aumentou a demanda por internações de pessoas mais jovens nas últimas semanas. Baena diz que este é um grupo que demora mais a busca atendimento médico e isso faz com que o quadro se agrave, levando ao aumento da necessidade e do tempo de permanência nos leitos de UTI. “Por consequência, a oferta de vagas diminui, torna a fila de espera ainda maior e reduz as perspectivas de abertura de novos leitos, como vinha sendo feito anteriormente”.

HST tem média de 129 atendimentos de pacientes com suspeita de Covid-19 por dia

Já o Hospital Santa Teresa (HST) informou que a média de atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios é de 129 desde a semana passada. Nesta segunda, a unidade informou que tem 21 pacientes internados em leitos de UTI para covid-19 e 47 em leitos clínicos. A média da faixa etária de pessoas que têm procurado atendimento nas últimas semanas, segundo o hospital, é de 55 anos.

SUS à beira do colapso

De acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde, no SUS a taxa de ocupação é de 93,75% para leitos de UTI e 71,43% para leitos clínicos. Ainda segundo dados do painel, março já é o segundo mês com maior número de mortes na cidade: 99. Em dezembro foram 91 e, janeiro, 110.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir