Connect with us

Projeto Água: ONG de Petrópolis já levou educação ambiental para mais de 25 mil crianças em 16 anos

Nós somos Petrópolis

Projeto Água: ONG de Petrópolis já levou educação ambiental para mais de 25 mil crianças em 16 anos

No Dia Mundial da Água, conheça a ONG Projeto Água que, há 16 anos na estrada, tem contribuído para a formação de cidadãos mais conscientes sobre o meio ambiente em Petrópolis e fora dela

Fonte de vida, a água também é fonte de conhecimento, e é nela que estão centradas as ações e lições da ONG Projeto Água. Em 16 anos de estrada, o projeto de raízes petropolitanas foi responsável pelo plantio de quase 15 mil mudas de árvores e pelo desenvolvimento de 14 programas ambientais que tem impactado a cidade e ido além dela. No Dia Mundial da Água, conheça uma iniciativa que tem feito e sido a diferença.

Foto Divulgação

Fundado em 2004 pela empresa Carbografite, por iniciativa do diretor da firma e presidente da ONG, Ivens Paulo Dias da Silva, o Projeto Água teve início com a promoção de palestras relacionadas a causas ambientais em escolas do município e, hoje, desenvolve dezenas de programas ligados ao reflorestamento, à aquaponia, ao cultivo de hortas e à transformação de centenas de crianças que passam por sua sede.

Centralizadas na Fazenda Projeto Água, em Secretário, as ações do projeto têm se multiplicado. Estima-se que 350 escolas, públicas e privadas, de Petrópolis e fora dela, já tenham passado por lá. Com 32 nascentes, o espaço, além de lindo, tem servido de suporte para a conscientização ambiental dos jovens, ao mesmo tempo em que atua como fonte de inspiração para o cuidado da água e do meio ambiente.

Foto Divulgação

Funcionária da Carbografite e diretora de organização do projeto, a administradora Sylvia Reis, de 52 anos, explica o potencial de transformação tido pelo Projeto Água. Há 10 anos parte dele, Sylvia é testemunha da rede de apoio que se formou a partir de parceiros e voluntários, bem como do entusiasmo dos pequenos quando em contato com as atividades que, mais do que informação, são capazes de transmitir a alegria.

“Já atendemos em torno de 25 mil crianças. São crianças de escolas públicas e privadas que passam o dia lá na fazenda para aprender e se divertir. Viramos um polo muito bacana, que passou a receber a procura de escolas do Rio e também de Minas. É uma área pela qual a gente se apaixona porque quem se dedica a ela promove dentro de si um bem estar maior”, afirma.

Foto Divulgação

Pautado pelo slogan “O maior bem da Terra, preserve!”, o Projeto Água chegou como um presente na vida de Sylvia que, meses antes de começar a coordená-lo, foi vítima das chuvas de 2011. “A partir de uma tragédia ambiental ganhei um projeto de coordenação ambiental”, diz. Ela, que antes criava trutas no Brejal, perdeu a fonte de sustento da família para receber, pouco depois, uma fonte inesgotável de motivação e vida.

“Quem conhece, se apaixona. Em 2020, mesmo parados, fizemos o plantio de 2 mil mudas de árvores, simbolizando as crianças, ainda que sem elas presentes. Inclusive, gostaria de dedicar este Dia Mundial da Água ao nosso primeiro voluntário, Bruno Nascimento Padilha, que faleceu ontem (21). Ele era apaixonado pelo trabalho e foi quem sugeriu a criação do nosso Jardim dos Sentidos”.

Ambiente que nasceu do propósito de promover a inclusão daqueles com deficiência visual durante os passeios à fazenda, o Jardim dos Sentidos é um circuito em que os participantes, deficientes ou não, têm a oportunidade de viver e sentir a experiência: tocar em ervas, frutas, sementes, pisar na terra, diferenciar solos e estimular os sentidos num trabalho em conjunto.

Foto Divulgação

Com as atividades interrompidas por causa da pandemia, o projeto tem mantido sua presença digital a partir da realização de palestras em escolas e da promoção de postagens sobre a educação ambiental. Hoje, são quatro os voluntários ativos envolvidos na organização. Mais informações sobre como ajudar e participar do Projeto Água, seja enquanto parceiro, voluntário ou escola, podem ser obtidas pelo site http://www.projetoagua.org.br/, Instagram @projetoagua_oficial, Facebook (Projeto Água – Educação Ambiental) ou pelos telefones 2222-9900 (ramal 1197) e celular 98811-0691.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir