Connect with us

Filmes protagonizados por crianças do Independência podem ser assistidos gratuitamente até dia 10 de março

Cidade

Filmes protagonizados por crianças do Independência podem ser assistidos gratuitamente até dia 10 de março

O curta-metragem fala sobre a problemática do lixo nessa comunidade de Petrópolis e o documentário conta a história do “Cine Pagu na Escola”.

O cinema é um grande aliado no processo educacional. Sua inserção no contexto escolar amplia o repertório cultural, social e artístico, transformando a realidade de diversas crianças e jovens. Um exemplo disso é o Cine Pagu na Escola, realizado em 2019 no Centro Educacional Comunidade São Jorge em Petrópolis-RJ. O projeto oportunizou uma formação básica em audiovisual para 43 estudantes de 8 a 14 anos e se engajou no contexto social desses alunos, com o objetivo de entender suas dores e sonhos, para transformá-los em filme.

Foto: Divulgação

Foram meses de oficinas de linguagem, roteiro, fotografia, cenografia e filmagem com profissionais do audiovisual e da pedagogia. O resultado foi o curta-metragem “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, primeiro filme da produtora Engenhoca Filmes, que teve o roteiro desenvolvido a partir da visão das crianças sobre o maior problema que detectam no bairro: o lixo. O curta vem fazendo uma bela carreira em festivais nacionais e internacionais de cinema, tendo recebido alguns prêmios, como melhor filme na categoria Júri Popular no 18º Festival Internacional de Cinema Infantil e melhor direção no 5º Festival Curta Canedo.

A partir dessa experiência, a produtora realizou seu segundo filme, o documentário “Matéria de Cinema”, roteirizado e dirigido por Beatriz Ohana, também diretora do curta. Através de imagens de todo o processo e relatos da equipe e das crianças participantes, o documentário apresenta todo o projeto Cine Pagu na Escola, buscando incentivar a relação do audiovisual com a educação pública, estimulando um cinema que fala sobre diversas realidades, através do olhar de crianças e jovens.

Foto: Divulgação

Para que os filmes fiquem acessíveis ao grande público, a produtora resolveu disponibilizá-los de forma online e gratuita por tempo limitado. Ambos os filmes estão disponíveis no canal da Engenhoca Filmes no Youtube da produtora até o dia 10 de março.

Além disso, através do site oficial do Cine Pagu, é possível que educadores e cineclubistas de todo o Brasil marquem sessões dos filmes. Basta acessar cinepagu.com.br e entrar na aba “marcar sessão”, que 72 horas antes da data agendada o responsável pela exibição irá receber os filmes para download acompanhados de um material de apoio para realização de sessões com crianças e jovens.

Foto: Divulgação

Para mais informações, acesse as redes sociais do Cine Pagu:

Facebook: https://www.facebook.com/pagucine
Instagram: https://instagram.com/cine.pagu

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir